Tribuna Ribeirão
CulturaSaúde

Solo de dança contemporâneo “Essa Maria Não Sou Eu” terá duas apresentações em RP

Idris Bahia é coreógrafa, artista-pesquisadora da dança e produtora cultural. Graduada em Dança pela UFRJ, com Qualificação em Projetos Socioculturais pela PUC-Rio, há mais de uma década articula corpo e cultura, desenvolvendo trabalhos que conectam as artes performativas ao ativismo social

A artista do corpo Idris Bahia estreia em Ribeirão Preto o espetáculo Essa Maria Não Sou Eu, com apresentações em duas datas no mês de setembro. A primeira noo dia 3 (quarta-feira). A  montagem será na Arena Porão (Rua 21 de Abril, 375 – Vila Tibério), às 14h30, com recurso de audiodescrição, e às 20h, com interpretação em Libras. Já no dia 12 (sexta-feira), o espetáculo será realizado no Marista Escola Social Ir. Rui (Avenida Manoel Antônio Dias, 2155 – Jardim Maria da Graças), em duas sessões: às 11h, voltada a grupo fechado, e às 19h, aberta ao público, com capacidade limitada a 30 pessoas. Para esta última sessão, os ingressos devem ser retirados até o dia 11/9 pelo link disponível na bio do projeto @essamarianaosoueu.

Dirigido por Adriana Scannavez, o espetáculo é um solo de dança contemporânea, uma criação artística que explora a reinvenção do papel social da mulher. O projeto foi contemplado pelo Edital 003/2024 – Cultura em Ação de Ribeirão Preto e tem patrocínio da ONG Finac.
Criação coreográfica
A criação coreográfica constrói uma narrativa e traça um percurso sensível sobre a reinvenção do papel social da mulher, ancorando-se na memória e na ancestralidade. Em cena, o corpo da intérprete denúncia ressignifica e se impõe como território de resistência, tendo como eixo simbólico o movimento do quadril e a bacia d’água equilibrada na cabeça – metáforas de um passado opressor e de um futuro em transformação.

Fruto de uma pesquisa acadêmica e artística desenvolvida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o espetáculo tem duração de 25 minutos e é seguido por rodas de conversa abertas ao público, promovendo escuta ativa e diálogo sobre gênero, violência e emancipação. A proposta busca aproximar novos públicos da linguagem da dança contemporânea, por meio de ações formativas que articulam arte, empoderamento e transformação social.
A programação completa pode ser acessada pelo Instagram @essamarianaosoueu.

Mais informações pelo e-mail: [email protected].

Postagens relacionadas

Roberta Sá fala sobre show com bandolinista Hamilton de Holanda

Redação 1

#tbt

William Teodoro

Olivia de Havilland morre aos 104 anos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com