Tribuna Ribeirão
Economia

SP anuncia 100 mil bolsas-auxílio

João Doria - GOVESP Reajustes valem a partir de primeiro de março

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, duas iniciativas que irão beneficiar 100 mil cidadãos paulistas até o final do ano. O pro­grama Bolsa-Trabalho, que tem o objetivo de oferecer bolsa-auxílio e qualificação profissional online para a população desemprega­da, principalmente durante a pandemia, e o Via Rápida, que a partir do mês de março conta­rá com bolsa para os estudantes matriculados nos cursos.

As iniciativas são realizadas pela Secretaria de Desenvol­vimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Trinta mil vagas serão abertas já a partir de 1º de março e outras 70 mil a partir de 1º de maio. O Programa Emer­gencial de Auxílio-Desempre­go (Pead), também conhecido como Frente de Trabalho, pas­sou por uma nova reformulação cuja proposta de lei será enviada à Assembleia Legislativa do Es­tado de São Paulo (Alesp).

O projeto deverá beneficiar 70 mil bolsistas até o final do ano, em parceria com as prefei­turas. As principais mudanças na proposta são: o aumento do auxílio, a possibilidade de órgãos públicos (como prefeituras) am­pliarem as bolsas, qualificação profissional online e inclusão de novos serviços de trabalho.

Com o novo programa, a ex­pectativa é que os beneficiários recebam bolsa-auxílio de R$ 450 por até cinco meses. Dentre as atividades laborais da iniciativa, novos serviços poderão ser in­cluídos, como a contratação de mães e pais para atuar nas escolas, apoiando na retomada das aulas.

Os bolsistas também irão re­alizar curso de qualificação pro­fissional online do Via Rápida Virtual. As aulas serão ministra­das pelo Centro Paula Souza e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Os cur­sos serão autoinstrucionais nas áreas de atendimento, vendas e gestão e terão duração de pelo menos 60 horas.

As prefeituras poderão ofe­recer laboratório de computador e tutor para apoiar os beneficiá­rios. A partir da primeira sema­na de março, os estudantes que se inscreverem nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 como ajuda de custo no transporte e alimen­tação, que será disponibilizada após dez dias de aula.

O pagamento será feito por meio de código bancário, que o aluno usará para sacar em caixa eletrônico. O recurso valerá tam­bém para os cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo. Até o final de 2021, serão oferta­das 30 mil vagas de qualificação profissional com bolsa-auxílio.

Os cursos ocorrerão tanto de maneira presencial quan­to remota, com 10 opções de áreas profissionais de escolha dos alunos. As aulas presen­ciais deverão ocorrer em 29 unidades móveis ou espaços oferecidos pelo Centro Paula Souza, Senac e municípios. Já as remotas serão com aulas ao vivo pela plataforma Microsoft Teams ou Google Meet.

Para receber a bolsa-auxílio, o estudante deverá ser maior de 16 anos, estar desempregado e domiciliar no Estado de São Paulo. Além disso, é necessário estar frequente no curso e não pode ser beneficiário de segu­ro-desemprego. As informações sobre o auxílio do programa Via Rápida poderão ser consultadas no site www.cursosviarapida. sp.gov.br. Inscrições começam nesse mesmo site na primeira semana de março.

Postagens relacionadas

Termina na sexta entrega da Declaração do Imposto Territorial Rural

Redação 2

Pix supera 200 milhões de transações num único dia e bate novo recorde

Redação 2

Produção de motos sobe 56,1% em janeiro contra janeiro de 2021, diz Abraciclo

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com