Tribuna Ribeirão
Polícia

SP investiga nova 
morte por metanol

Foto Gar 
São 802 garrafas apreendidas nesta semana, sendo 660 em distribuidoras e 142 em três bares da capital: total de vasilhames chega a 178 mil

Renata Okumura (AE)

A prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, investiga mais uma morte por suspeita de intoxicação por metanol. Trata-se de um homem de 49 anos, que morreu em casa na terça-feira, 30 de setembro. É o sexto óbito no Estado de São Paulo.

 De acordo com a Secretaria de Saúde do município, até a manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, a Vigilância Epidemiológica recebeu 13 notificações de suspeita por contaminação de metanol, das quais uma já foi confirmada, sendo quatro óbitos e nove pacientes atendidos na rede hospitalar e urgência e emergência pública e privada da cidade.

Destes casos, nove são de pessoas que consumiram as bebidas supostamente adulteradas no município do ABC paulista. Exames confirmaram a contaminação pela substância em uma das vítimas internadas. Entre os óbitos, todas as vítimas são homens.

Um de 38 anos morreu em 18 de setembro, atendido em um hospital privado. Outro de 58 anos faleceu no dia 24, após ser levado para o Hospital de Urgência.

Foto Bar

Nesta quarta-feira, um grande lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado

Um de 45 anos morreu em 28 de setembro. Ele foi atendido na rede particular. A outra vítima tinha 49 anos e faleceu em casa, na terça-feira.

”Em todos os casos de óbitos, os exames estão sendo realizados pelo IML para confirmar ou descartar a contaminação”, disse a gestão municipal. Uma mulher de 30 anos segue internada em UTI no Hospital de Clínicas, sedada, realizando hemodiálise e em acompanhamento com nefrologia e neurologia.

Exames confirmaram a contaminação por metanol;

Um homem de 26 anos foi internado no Hospital de Urgência, relatou problemas na visão no momento da internação, mas evoluiu bem durante a internação e teve alta na manhã desta quarta-feira. Um homem de 39 anos, atendido na UPA Baeta Neves, queixa de perda de visão, mal estar e fraqueza, atendido e liberado.

De acordo com o governo de São Paulo, que criou um gabinete de crise para enfrentar a situação, já são seis estabelecimentos interditados até a tarde desta quarta-feira após fiscalização conjunta entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. 

As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado. Elas envolvem fiscalização em bares, adegas e distribuidoras.

Até agora, foram apreendidas mais de 50 mil garrafas em todo o estado ao longo deste ano. 

Além disso, nesta quarta-feira, um grande lote de 128 mil garrafas de vodca foi lacrado em Barueri e aguarda apresentação de documentação para ser liberado. Uma distribuidora já teve a inscrição estadual suspensa preventivamente e outras três estão com a situação sob análise para suspensão

São 802 garrafas apreendidas nesta semana, sendo 660 em distribuidoras e 142 em três bares da capital. O total de vasilhames chega a 178 mil. A Secretaria da Saúde confirma dez casos de contaminação por metanol no Estado de São Paulo e 27 em investigação, sendo um óbito, de um morador de São Paulo, e cinco que ainda são investigados.

A Secretaria da Saúde ainda recomenda que o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental.

O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento.

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo: https://www.webdenuncia.sp.gov.br/cidadao/crime-acontecendo.

O Procon também recebe denúncias: pelo Disk 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br. O órgão de defesa do consumidor ganhou um atalho no site para as denúncias relacionadas aos casos.

Postagens relacionadas

Um morto em acidente na rodovia interditada entre Batatais e Altinópolis

Luque

MP investiga três casas de idosos por maus tratos

Redação 2

Suspeito de assalto a residência em Batatais é preso em Ribeirão Preto

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com