Suely Vilela, primeira mulher a ocupar a Reitoria da Universidade de São Paulo (UPS), cargo que exerceu de 2005 a 2009, e candidata derrotada à prefeitura de Ribeirão Preto no ano passado, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSB), vai assinar nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a ficha de filiação ao Partido Democrático Brasileiro (PDT).
A cerimônia de filiação será realizada às 19 horas, no plenário Jornalista Orlando Vitaliano, no Palácio Antônio Machado Sant’Anna, sede da Câmara de Vereadores, com presença do presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, e do pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes.
Na oportunidade, Lupi receberá o título de cidadão ribeirão-pretano concedido pelo vereador Lincoln Fernandes. Suely Vilela tem 67 anos e disputou a prefeitura de Ribeirão Preto no ano passado. Chegou ao segundo turno – 52.266 votos no primeiro (20,72% dos válidos) e 90.065 na rodada final (36,84%) –, ficando atrás de Duarte Nogueira (PSDB) – 298.508 (67,56%) e 154.428 (63,16%), respectivamente.
O PDT considera o nome de Suely Vilela o mais forte para as próximas eleições, sendo opção para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ou para a Câmara Federal. Ela é professora titular da USP. Tem doutorado em ciências biológicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e atuou em pesquisas nacionais e internacionais nas áreas de bioquímica e farmácia. Para o presidente do PDT em Ribeirão Preto, vereador Lincoln Fernandes, a visita de Ciro Gomes é fundamental e estratégica.
“Ciro Gomes é a figura de maior destaque nacional do partido. A vinda dele para a nossa cidade vai sacramentar a importância de Ribeirão no cenário político das próximas eleições e também mostrar a força do PDT como opção para os eleitores”, afirma Lincoln Fernandes. O partido tem a intenção de crescer também em número de cadeiras na Alesp e na Câmara dos Deputados.

