Pantera estreia no Campeonato Paulista neste fim de semana
Por Hugo Luque
“Treino é treino, jogo é jogo.” A frase imortalizada por Didi, ex-meia da seleção brasileira, se aplica ao Botafogo de Claudio Tencati às vésperas da estreia no Campeonato Paulista de 2026. O técnico elogiou o desempenho da equipe nos amistosos realizados durante a pré-temporada, mas manteve a cautela.
Com um elenco em reformulação – a diretoria continua no mercado em busca de reforços –, a expectativa de Tencati não é necessariamente começar o ano com o futebol mais vistoso, mas buscar importantes pontos no estadual.
Durante a preparação, o Pantera empatou em 1 a 1 com o Grêmio São-Carlense, que disputará a Série A4, e venceu por 4 a 2 o Sertãozinho, que trabalha de olho na Série A2. Também houve um duelo com o sub-20, cujo placar foi 9 a 2 para o conjunto principal.
“Claro que para a estreia a gente não consegue ajustar tudo, porque você só ajusta dentro da competição. Falo para os atletas que a gente treina, prepara e faz jogos-treino, mas a atmosfera do jogo é completamente diferente. No jogo-treino, o atleta está mais solto, alegre e tranquilo, porque não tem a pressão dos três pontos, a arbitragem, a pressão da torcida.
Tem atletas que se comportam bem com a atmosfera do jogo e outros têm de se adaptar. É normal. Acreditamos que teremos uma grande estreia, com resultado positivo”, disse.
Ainda assim, Tencati divide seu tempo entre planejar o próximo confronto e projetar o futuro do Tricolor em 2026. Contratado após a confirmação da permanência do time ribeirão-pretano na Série B do Campeonato Brasileiro, o profissional espera, como meta de longo prazo, ir na contramão dos últimos anos e desenvolver o lado criativo de seus atletas.
“Os jogos-treino serviram para o desenho tático que a gente trabalhou, o comportamento com e sem a bola, aquilo que a gente espera que a equipe produza. Uma das coisas que a gente percebeu que há uma cobrança do próprio Botafogo é uma equipe mais criativa, mais ofensiva, que produza mais, que construa mais e que não seja apenas reativa. Estamos idealizando isso. Claro que não vou conseguir entregar tudo isso num curto espaço de tempo, mas é o que a gente pretende para o futuro. Espero que a equipe desenvolva o que fez nos jogos-treino, porque lá nós produzimos em um nível muito bom”, completou o treinador, conhecido por trabalhos de várias temporadas no Londrina e no Criciúma.
A estreia do Botafogo no Paulistão será neste domingo (11), às 17h, no Benitão, contra o Velo Clube. Neste ano, a competição não terá grupos. Os oito primeiros colocados na classificação geral após o turno de oito rodadas avançam ao mata-mata e os dois piores colocados caem para a Série A2.

