A semana em Ribeirão Preto terá de tudo um pouco: começa com frio e chuva e termina com céu azul, sol e amplitude térmica, com as temperaturas variando de 15 graus Celsius a 28ºC entre quinta-feira (26) e domingo (29). As madrugadas e manhãs ribeirão-pretanas serão geladas, mas as tardes devem ser mais quentes.
O morador de Ribeirão Preto pode tirar cobertor e edredom, agasalho, cachecol, gorro, luva, meia de lã e guarda-chuva do armário. A Defesa Civil Estadual e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alerta laranja de queda drástica de temperatura para a região. Há cerca de 15 dias, ficou entre 3ºC e 5 cinco graus abaixo da média de 27ºC para junho. Nesta semana deve ficar ainda mais abaixo
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a aproximação e passagem de uma frente fria, que deverá provocar fortes chuvas em diversas regiões do território paulista. Há previsão de raios, rajadas de vento e queda de granizo em pontos isolados, o que aumenta o risco de transtornos como alagamentos, quedas de árvores entre outros.
O alerta é válido para todo o estado de São Paulo. Massa de ar polar seguirá após a frente fria e trará onda de frio para o estado. As regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru e Marília devem registrar chuvas e rajadas de vento com intensidade moderada.
A chegada de uma frente fria fará a temperatura despencar em Ribeirão Preto. Segundo a Climatempo, a mínima pode chegar a 9 graus Celsius nesta terça (24) e a 5ºC na quarta-feira (25), com sensação térmica de até 2ºC. Nesta segunda-feira (23), os termômetros marcaram entre 17ºC e 30ºC. Eram esperados 5,6 milímetros de chuva
Para hoje são esperados 12,5 milímetros. O inverno tece início às 23h42 de sexta-feira (20) e vai até 22 de setembro, quando chega a primavera. O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas de ontem.
A temperatura mínima, que há dez dias chegou a oito graus Celsius – com sensação térmica de até 6ºC –, deve variar de 15ºC a 17ºC a partir de quinta-feira. A máxima vai oscilar de 19ºC nesta terça-feira a 28 graus do dia 26 até domingo, chegando a 21ºC na quarta-feira. Ribeirão Preto registrou, entre a madrugada e a manhã de 30 de maio, a menor temperatura do ano até agora. Chegou a 7 graus Celsius, recorde do ano.
A temperatura máxima prevista para esta semana está bem abaixo do teto de 36ºC do início de março. Segundo dados da Climatempo, a média de chuva para maio é de 47 milímetros e choveu oito mm, 17% do esperado. Para junho eram esperados 28 mm, mas já chegou a 55 mm, 96,43% acima.
A umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 50% em alguns períodos nesta semana, com a estiagem típica desta época do ano. Segundo a Climatempo, pode ficar abaixo de 50% na quarta e no final de semana. na quinta e na sexta-feira (27) não passa de 560%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
A Defesa Civil reforça a importância de atenção especial às pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, que são mais suscetíveis aos efeitos do frio intenso. Além disso, em caso de tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não se abrigar debaixo de árvores, afastar-se de janelas e estruturas metálicas e, se possível, permanecer em local seguro até o término da instabilidade.
Com a queda das temperaturas em Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal de Assistência Social intensifica o atendimento às pessoas em situação de rua, ampliando as ações de abordagem social e oferta de acolhimento institucional. O objetivo é garantir proteção, segurança e dignidade à população em situação de vulnerabilidade durante o período de frio intenso.
A população pode colaborar com as ações, acionando o telefone 161 sempre que identificar alguém em situação de rua que precise de atendimento. “O frio representa um risco real para quem está em situação de vulnerabilidade. Nosso compromisso é garantir que essas pessoas tenham acesso a um local protegido, aquecido, com alimentação, higiene e atendimento técnico qualificado”, afirma o secretário da pasta, Júlio Balieiro.
Durante o dia, o encaminhamento é feito ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop); à noite, para as Casas de Passagem. Para aqueles que recusam o acolhimento, são distribuídos cobertores e repassadas orientações de autoproteção.
As casas de passagem dispõem de vagas para pernoite em ambiente seguro, aquecido e com oferta de alimentação, banho, espaço para descanso e atendimento técnico; Centro Pop com horário ampliado – o centro pop, localizado na rua Capitão Salomão nº 324, está funcionando em horário estendido, das sete às 19 horas. A partir das 18 horas, é oferecido caldo quente à população atendida.