A frente fria que trouxe muita chuva para Ribeirão Preto derrubou a temperatura na cidade. Nesta semana, devido a uma massa de ar polar, a máxima deve ficar abaixo de 30 graus até sexta-feira, 24 de outubro. A mínima não chega a 20ºC até domingo (26), segundo a Climatempo.
Não há previsão de chuva para os próximos dias, mas pode ventar forte novamente na cidade, segundo alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo. A estiagem deve prevalecer, com a umidade relativa do ar despencando no final de semana.
Os dados da Climatempo foram atualizados às 18 horas desta segunda-feira (20). O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. A primavera começou oficialmente às 15h19 de 22 de setembro e segue até 21 de dezembro, quando tem início o verão. No último sábado (18), um temporal causou estragos em Ribeirão Preto.
A média para outubro na cidade é de 122 milímetros, e até ontem o volume estava em 70 mm, quantidade que representa 57,4% do total esperado para o mês.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alerta de queda de temperatura para as regiões de Ribeirão Preto, Barretos, Franca e São José do Rio Preto, com mínima de 12 graus registrada ontem – a máxima não passou de 27ºC.
A friaca prossegue durante a semana. Nesta terça-feira (21), os termômetros devem marcar entre 13ºC e 25ºC. Na quarta (22), fica entre 14ºC e 26 graus, e na quinta-feira (23) oscila de 15ºC a 28ºC. O ribeirão-pretano já arquivou o guarda-chuva no armário, mas voltou a utilizar cobertor, edredom, agasalho, meia de lã, gorro e luva nas madrugadas e manhãs geladas desta semana.
O clima volta a esquentar na sexta-feira, com os termômetros marcando entre 16ºC e 30 graus. No sábado (25), a mínima sobe para 18ºC e a máxima vai a 32ºC.
Domingo vai ter calorão: faz 20ºC na manhã e na madrugada dominicais e atinge 34ºC no decorrer do dia. A umidade relativa do ar fica abaixo de 30% nos dois dias, com possibilidade de cair para menos de 20%.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. A umidade atingiu 6% em 10 de setembro, a mais baixa do país Outubro é considerado o mês mais quente do ano em Ribeirão Preto, com máxima de 32 graus, em média. No dia 6 fez 38 graus na cidade, recorde do ano. Em 25 de junho, os termômetros marcaram 4 graus Celsius às seis horas, mas com sensação térmica de 2ºC, a temperatura mais baixa do ano até agora

