A semana em Ribeirão Preto terá céu azul, sol e temperaturas baixas nas madrugadas e manhãs ribeirão-pretanas, mas as tardes devem ser mais quentes após as ondas de frio que fizeram o morador de Ribeirão Preto tirar cobertor e edredom, agasalho, cachecol, gorro, luva e meia de lã do armário.
O clima também deve ser mais seco. Segundo dados da Climatempo – atualizados às 18 horas desta segunda-feira, 16 de junho –, não há previsão de chuva até domingo (22). Defesa Civil Estadual e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) retiraram o alerta amarelo de queda drástica de temperatura para a região.
Na semana passada, ficou entre 3ºC e 5 cinco graus abaixo da média de 27ºC para junho. O outono teve início às seis horas de 21 de março. O inverno começa oficialmente às 23h42 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 20 de junho, e vai até 22 de setembro, quando chega a primavera.
O cenário pode mudar de uma hora para outra, de acordo com as informações que chegam via satélite. A temperatura mínima, que na semana passada chegou a oito graus Celsius e 9,2ºC – com sensação térmica de até 6ºC –, deve variar de 14ºC a 16ºC.
Pode ficar em 14 graus nesta terça (17) e na quarta-feira (18), subindo a 15ºC na quinta-feira (19) – Dia de Corpus Christi e feriado dos 169 anos de Ribeirão Preto – e no sábado (21) e chegando a 16ºC na sexta-fera (20) e no domingo, indica a Climatempo.
A máxima vai oscilar de 25ºC nesta terça-feira a 28 graus no domingo, ficando em 26ºC na quarta e na quinta e em 27ºC na sexta-feira e no sábado. Ribeirão Preto registrou, entre a madrugada e a manhã de 30 de maio, a menor temperatura do ano até agora. Chegou a 7 graus Celsius, recorde do ano.
A temperatura máxima prevista para esta semana está bem abaixo do teto de 36ºC do início de março. Segundo dados da Climatempo, a média de chuva para maio é de 47 milímetros e choveu oito mm, 17% do esperado. Para junho eram esperados 28 mm, mas já chegou a 55 mm, 96,43% acima.
A umidade relativa do ar deve cair nesta semana com a estiagem típica desta época do ano. Segundo a Climatempo, pode ficar abaixo de 50% até sexta-feira. Sábado e domingo pode chegar a 37%. O nível considerado ideal é de 60%.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.