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Terceirização da Abrão 
Assed avança

Alfredo Risk/Arquivo
Concessão da Abrão Assed abrange dois trechos, entre os km zero e 55, de Ribeirão Preto a Cajriu, e do km 268,30 ao 310,96, entre Cajuru e Mococa

Concessão para a iniciativa privada será feita entre as cidades de Cajuru e Ribeirão Preto e entre Mococa e Cajuru



A modelagem e a autorização para publicação do edital de licitação da Rota Mogiana, que prevê a concessão de 532 quilômetros de rodovias no interior paulista, foram aprovadas na sexta-feira, 19 de setembro. A concessão para a iniciativa privada inclui a Rodovia Abrão Assed (SP-333), uma das principais da região de Ribeirão Preto.

A autorização foi decidida em reunião dos conselhos estaduais de Parcerias Públicas Privadas (PPPs) e o de Desestatização. O edital será publicado até o fim do ano e o leilão está previsto para o primeiro semestre de 2026. A concessão da Abrão Assed abrange entre os quilômetros zero e 55, entre Cajuru e Ribeirão Preto.

O outro trecho vai do quilômetro 268,30 ao 310,96, entre Mococa e Cajuru.

Entre as melhorias previstas estão ampliações de multifaixas e terceiras faixas, implantação de acostamento e adequações das vias marginais. Também está previstos um pedágio free flow. 

Será instalado no quilômetro 48,68, antes do Cento de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto.

Em julho, o prefeito de Serrana, Leo Capitelli (MDB), informou que foi oficialmente cancelada a instalação de pórticos de pedágio no modelo free flow – sistema sem praça física, com cobrança automática por leitura de placas – no trecho da Abrão Assed entre Ribeirão Preto e Serrana, na região metropolitana.

O pedágio seria implantado próximo à ponte do Rio Pardo, no quilômetro 18,27 da rodovia que liga Ribeirão Preto a várias cidades turísticas da região – Altinópolis, Cássia dos Coqueiros, Santos Antônio da Alegria, entre outras –, ao sul de Minas Gerais e a municípios paulistas como Mococa, Casa Branca e São João da Boa Vista. 

Após pressão de moradores de Serrana, Ribeirão Preto e outras cidades da região metropolitana, como Serra Azul, Santa Cruz da Esperança e Cajuru, o governador Tarcísio de Freitas (Republicano) recuou e desistiu da ideia.

Hoje, a Abrão Assed está sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP).

Com o cancelamento da cobrança no trecho entre Serrana e Ribeirão Preto, um radar de fiscalização de velocidade foi reinstalado no mesmo local do pórtico.

A estimativa das prefeituras envolvidas na negociação para o cancelamento do pedágio é que cerca de 20 mil pessoas utilizam diariamente a rodovia no trecho da Abrão Assed.

O lote de rodovias Rota Mogiana possui cerca de 383 quilômetros, atualmente sob administração do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo e da concessionária Renovias, cujo contrato se encerra em abril de 2026.

Com um prazo de concessão de 30 anos, o investimento estimado é de R$ 5,92 bilhões em infraestrutura. Entre as cidades beneficiadas estão Campinas, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Casa Branca, São José do Rio Pardo, Itobi, Mococa e Aguaí.

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