Tribuna Ribeirão
Mundo

Terremoto causa danos em Papua, na Indonésia; Rússia foi atingida por outro tremor

Foto: Reprodução/Google Maps
Por Redação O Estado de S. Paulo

Um terremoto de magnitude 6,1 sacudiu a região mais oriental da Indonésia, Papua, na madrugada desta sexta-feira, 19, causando danos dispersos em uma cidade costeira. Não houve relatos imediatos de vítimas. Um outro tremor, ainda mais forte, atingiu a Rússia poucas horas antes, gerando um alerta de tsunami, posteriormente cancelado (veja mais abaixo).

Na Indonésia, Pelo menos duas casas e a ponte principal da cidade de Nabire, na província de Papua Central, desabaram, disse Suharyanto, chefe da Agência Nacional de Mitigação de Desastres. Um escritório do governo, uma igreja e um aeroporto sofreram danos menores.

“No geral, a situação está segura e sob controle”, disse Suharyanto, que como muitos indonésios usa um único nome, em uma mensagem de vídeo.

As pessoas correram de suas casas ou para terrenos mais altos quando o terremoto ocorreu e as redes de telecomunicações em Nabire e várias outras cidades da região foram interrompidas, disse o porta-voz da agência, Abdul Muhari, em um comunicado.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o terremoto de magnitude 6,1 teve seu epicentro a 28 quilômetros (17 milhas) ao sul de Nabire, a uma profundidade de 10 quilômetros (6 milhas).

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia informou que não havia risco de tsunami, pois o terremoto teve seu epicentro em terra firme. A mesma cidade foi atingida por terremotos mortais em 2004. Um deles, em fevereiro, matou 30 pessoas e danificou centenas de casas, e outro, em novembro daquele ano, causou 32 mortes.

A Indonésia, um vasto arquipélago com mais de 280 milhões de habitantes, está localizada sobre grandes falhas sísmicas e é frequentemente atingida por terremotos e erupções vulcânicas.

Rússia

Um outro terremoto, este de magnitude 7,8, foi registrado nesta sexta-feira – noite de quinta (18) no Brasil – na costa de Kamchatka, no extremo oriente russo, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

O tremor ocorreu a 128 quilômetros a leste da cidade russa de Petropávlovsk-Kamchatski, a uma profundidade de dez quilômetros, o que levou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos a emitir um aviso sobre possíveis ondas perigosas nas costas próximas. Posteriormente, o alerta foi retirado. (Com agências internacionais).

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do EstadãoSaiba mais em nossa Política de IA.

VEJA TAMBÉM

ONU alerta para risco de colapso financeiro sem reformas ou pagamento de contribuições

William Teodoro

Nasa adia nova viagem 
à Lua após vazamento

Redacao 5

Nasa detecta vazamento 
em foguete que vai à Lua

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com