Nesta sexta-feira (7), a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, foi atingida por um tornado de categoria F3 – com ventos de até 250 km/h, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) –, que destruiu múltiplos bairros da cidade paranaense.
De acordo com a Defesa Civil do Paraná, o tornado provocou estragos na infraestrutura de 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu, além de seis mortes, dois desaparecimentos e 432 pessoas feridas.

Na manhã desta sábado, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, decretou estado de calamidade pública na cidade. “Decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Já determinei que a Cohapar estude estratégias para a reconstrução das moradias e estamos preparando alojamentos para garantir o amparo às famílias”, declarou o governador.

Equipes regionais da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Secretaria de Saúde foram mobilizadas para Rio Bonito do Iguaçu, além de equipes do governo federal que foram enviadas para planejar a reconstrução das áreas atingidas e auxiliar as autoridades locais no apoio às vítimas.

