Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Tratamento para evitar cegueira em diabéticos está com 500 dias de atraso no SUS

A Retinopatia Diabética, um tratamento feito para evitar cegueira em pacientes com diabetes, está com os medicamentos atrasados em mais de 500 dias, segundo a ADJ Diabetes Brasil. Cerca de 4 milhões de pacientes fazem uso desses remédios através do Sistema Único de Saúde.

Em março de 2020 o Ministério da Saúde realizou uma consulta pública para decidir sobre o tratamento da Retinopatia Diabética. Na ocasião, ficou determinado que, 180 dias depois, o tratamento com aflibercete passaria a ser fornecido pelo Sistema Único de Saúde.

Protocolo de tratamento contra a cegueira em diabéticos

“A falta de comprometimento do Ministério da Saúde com as pessoas que têm diabetes e a falta de acesso aos exames e tratamentos aumenta a incidência de cegueira no País”, diz a ADJ.

Em setembro de 2020, o CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) então pediu que o medicamento ranibizumabe, outro remédio usado em pacientes com a doença, fosse liberado para o tratamento pelo SUS. Nenhuma das duas medicações estão disponíveis até o momento.

“Em maio de 2021, mais uma reunião da Conitec foi realizada com a aprovação de um novo PCDT, agora com ambos tratamentos supostamente incorporados e, mesmo assim, o Ministério da Saúde ainda não publicou e também não fez qualquer movimento para a compra dos dois medicamentos”, completa a ADJ.

“Queremos urgência na publicação do protocolo e na distribuição dos medicamentos para evitar a cegueira em milhões de brasileiros”, diz ainda. “O risco de cegueira pode ser reduzido para menos de 5% se a Retinopatia Diabética for diagnosticada a tempo”, finaliza a nota.

O Ministério da Saúde não se pronunciou sobre o atraso na distribuição dos medicamentos e na publicação dos protocolos para Retinopatia Diabética.

Via Estadão

VEJA TAMBÉM

Lei do licenciamento ambiental entra em vigor com ações no STF

William Teodoro

Janeiro tem número de focos de calor duas vezes maior que a média

William Teodoro

LIDE Futuro Ribeirão Preto abre a agenda de 2026

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com