Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Tremembé deixará de receber celebridades 

A penitenciária, cujo nome oficial é José Augusto César Salgado, tem capacidade para 348 pessoas e atende os regimes semiaberto e fechado (Reprodução)

A Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida por abrigar condenados famosos, como o ex-jogador Robinho e o empresário Thiago Brennand, que estão lá, e Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Cristian Cravinhos, que já estiveram presos no local, vai deixar de receber detentos com esse perfil. Os atuais ocupantes do presídio serão transferidos e a penitenciária passará a abrigar detentos com outro perfil. 
 
Acusado da morte de seu enteado, o menino Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, em novembro de 2013, em Ribeirão Preto, o padrasto Guilherme Raymo Longo, de 39 anos, condenado em 21 de outubro de 2024 a 40 anos de prisão, sem direito a recorrer em liberdade, também está preso em Tremembé.  
 
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) confirmou ter sido cientificado da transferência. Os detentos famosos serão transferidos para a Penitenciária de Potim, a cerca de 45 quilômetros do presídio de Tremembé. Consultada, a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP) afirmou que, “por motivo de segurança, não comenta movimentações de presos”. 
 
A penitenciária, cujo nome oficial é José Augusto César Salgado, tem capacidade para 348 pessoas e atende os regimes semiaberto e fechado. Inaugurada em 1955, tem área de 8,4 mil metros quadrados e é dividida em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para os presos do semiaberto. 
 
O presídio tem celas para até oito presos, além de nove celas individuais. Os detentos podem sair uma vez por dia para o banho de sol. Há também cozinha, igreja, sala de aula, biblioteca, campo de futebol e horta. A penitenciária também tem fábricas da Fundação Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel, que permitem que os presos trabalhem dentro da unidade.  
 
Há oferta de cursos de capacitação profissional em oficinas que integram o programa de remição de pena pelo trabalho. Condenado na Itália por estupro de uma mulher em uma boate de Milão, Robinho está no Centro Penitenciário Tremembé II desde março do ano passado.  
 
Elizabete Eugênio Arrabaça Garnica, de 68 anos, será transferida de Votorantim para a Penitenciária feminina de Tremembé. Ela responde a cinco inquéritos. Ao mlado do filho, é suspeita de ter assassinado com o veneno “chumbinho” a nora Larissa Talle Leôncio Rodrigues, de 37 anos, em 22 de março, e a filha Nathália Garnica, de 42, em 9 de fevereiro deste ano. Também é investigada pela morte da aposentada Élide Guidi, falecida em 2016, aos 80 anos.  
 
O presídio feminino também já foi lar de famosas, como Suzane von Richthofen (hoje Suzane Louise Magnani Muniz), condenada  a 39 anos e seis meses de prisão por assassinar os pais, o casal Manfred e Marísia von Richthofen, em outubro de 2002, e Elize Kitano Matsunaga (atualmente Elize Araújo Giacomini), que boegou mais de 19 anos por matar o marido, o empresário Marcos Kitano Matsunaga, diretor executivo da empresa alimentícia Yoki, em 19 de maio de 2012. Ela atirou na cabeça dele e depois esquartejou o corpo. 
 

Postagens relacionadas

Juiz manda IPM pagar aposentados

Redação 1

Trem SP-Campinas vai operar em 2031

William Teodoro

Bambi está a caminho de santuário

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com