Tribuna Ribeirão
Justiça

Tribunal do Júri absolve réu por homicídio em Ribeirão Preto

A condenação pelo porte de arma foi mantida, conforme previsão legal (Arquivo pessoal)

O Tribunal do Júri da comarca de Ribeirão Preto absolveu, nesta quinta-feira (24), Jonathan Venâncio Canin da acusação de homicídio qualificado contra Eder Mendonça Felix, crime ocorrido em 12 de outubro de 2022, na Vila Tibério, zona Oeste da cidade. Apesar da absolvição quanto à acusação principal, Canin foi condenado, por maioria de votos, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.

A sessão de julgamento durou cerca de dez horas. A pena fixada pela infração foi de dois anos e seis meses de reclusão, segundo informações da defesa.

Jonathan Venâncio Canin estava custodiado na Penitenciária de Pirajuí desde a data de sua prisão em flagrante, em 2022. Desde o início da instrução criminal, negou envolvimento no homicídio.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, Felix foi alvejado por disparos de arma de fogo após se envolver em um acidente de trânsito no cruzamento das ruas Castro Alves e Bartolomeu de Gusmão. Segundo a investigação, após o acidente, dois homens em outro veículo teriam se aproximado do local, momento em que Canin teria efetuado os disparos que resultaram na morte da vítima.

A arma do crime, uma pistola calibre 9mm, foi apreendida no interior do automóvel utilizado na fuga, que foi interceptado pela Polícia Militar momentos após o disparo, na Avenida Governador Mário Covas. Três cápsulas deflagradas foram encontradas no local.

Testemunhas ouvidas durante a instrução processual apontaram Jonathan como o autor dos tiros, o que sustentou sua prisão em flagrante.

O Conselho de Sentença, no entanto, não acolheu a tese acusatória quanto ao homicídio qualificado, optando pela absolvição. A condenação pelo porte de arma foi mantida, conforme previsão legal.

O cumprimento da pena será definido em audiência posterior, podendo haver progressão de regime ou substituição por penas restritivas de direito, a depender da decisão do juízo da Execução Penal.

Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao @jornaltribuna
@jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto
@noticiasribeiraopreto @meiamaratona
@meiamaratonainternacionalderibeiraopreto
@meiamaratonatribunaribeirao

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

VEJA TAMBÉM

STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026

Redacao 5

Moraes nega duas 
visitas a Bolsonaro

Redacao 5

As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29). A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior. Inscrições Os candidatos ao processo seletivo devem se inscrever gratuitamente somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br. São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação. A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem. No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621. O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra as condições legais. Bolsas disponíveis Esta edição do Prouni (1º/2026) disponibilizará 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%). Do total de vagas ofertadas, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As demais (184.992) bolsas são para cursos presenciais. Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas. Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas. Resultados De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado na página do Prouni na internet. Para saber sobre os critérios de classificação dos candidatos, acesse aqui.

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com