Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a influenza, a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto abrirá neste sábado, 17 de maio, a sala de vacinação da Unidade Básica Distrital de Saúde Doutor Ítalo Baruffi (UBDS Castelo Branco, não atende 24 horas) para a população pertencente aos grupos prioritários, entre eles crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, pessoas com comorbidade, gestantes e puérperas.
O atendimento será das oito horas às 16h30. A iniciativa visa facilitar o acesso da população pertencente aos grupos prioritários e ocorre em um momento em que a cidade registra aumento nos casos de doenças respiratórias e maior fluxo de atendimento nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na UBDS Doutor Marco Antônio Sahão (Sul), na Vila Virgínia, principalmente entre crianças e idosos, justamente os grupos mais vulneráveis às complicações da gripe.
A vacinação é uma das principais estratégias para evitar internações e desafogar o sistema de saúde. “A vacina é segura e fundamental para reduzir o risco de agravamento de quadros gripais, protegendo não apenas o indivíduo vacinado, mas toda a comunidade”, afirma o secretário municipal da saúde, Mauricio Godinho.
Além da influenza, outras vacinas pertencentes ao calendário de imunização estarão disponíveis. O secretário reforça a importância de manter a carteira vacinal atualizada, garantindo a proteção contra diversas doenças. Para se vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação.

