Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

UBS é pioneira em teste do HPV

Agora Tem Especialistas: tecnologia 100% nacional detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo (Alfredo Risk)

Lançamento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Doutor  Sérgio Botelho da Costa Moraes, a UBS do bairro Presidente Dutra

Ribeirão Preto é a primeira cidade do estado de São Paulo a adotar o novo modelo nacional de rastreamento do câncer de colo do útero, baseado em testagem molecular para detecção do vírus HPV. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira, 15 de agosto, na Unidade Básica de Saúde Doutor  Sérgio Botelho da Costa Moraes, a UBS do bairro Presidente Dutra, a primeira do país a ser contemplada pelo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.

O objetivo é que, gradualmente, o exame de papanicolau seja substituído pelo teste molecular, mais sensível para a detecção precoce de lesões causadas pelo HPV, principal agente responsável pelo câncer do colo de útero. O novo exame permitirá maior intervalo entre as coletas, de três para cinco anos, com aumento na precisão dos resultados. Com isso, além de melhorar a eficácia do diagnóstico, a tecnologia permite ampliar o acesso e a adesão das mulheres ao programa de prevenção.

Ofertada inicialmente em doze estados brasileiros, a tecnologia 100% nacional detecta 14 genótipos do papilomavírus humano (HPV), identificando a presença do vírus no organismo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais.

A oferta possibilitará o rastreamento precoce em cerca de 5,6 milhões de mulheres em cinco anos, nos estados nos quais a iniciativa já começa a ser oferecida gradualmente. Em São Paulo, o novo teste vai beneficiar, neste período, mais de 198 mil mulheres do município de Ribeirão Preto.

Ribeirão Preto, reconhecida por sua rede estruturada de atenção básica, é a primeira cidade paulista a operacionalizar o novo modelo. A escolha reflete a capacidade instalada do município em implementar inovações em saúde pública e monitorar resultados com rigor técnico.

“A escolha de Ribeirão Preto para iniciar esse novo modelo de rastreamento representa o reconhecimento do trabalho sério que temos feito na atenção básica. É um avanço que salva vidas e reafirma nosso compromisso com uma saúde pública cada vez mais qualificada”, afirma o secretário municipal de saúde, Mauricio Godinho.

Os testes serão disponibilizados gratuitamente pelo SUS a partir de setembro para mulheres com idade entre 30 e 65 anos, faixa etária considerada prioritária para o rastreamento. A oferta será garantida em todas as UBS do município. Profissionais da rede municipal serão capacitados diretamente pelo Ministério da Saúde para o manuseio da nova tecnologia e adaptação dos protocolos de atendimento.

“É uma honra pra Ribeirão Preto ser referência nacional em um programa tão importante. Investir em prevenção é uma das formas mais inteligentes de cuidar da população. A chegada do teste demonstra que estamos preparados para liderar ações modernas, baseadas em ciência e com impacto direto na vida das pessoas”, diz o prefeito Ricardo Silva (PSD).

A adoção do teste de DNA-HPV faz parte da estratégia do governo federal de reposicionar o rastreamento do câncer de colo do útero como uma prioridade nacional, com base em evidências científicas e protocolos já utilizados com sucesso em outros países. A meta, segundo o ministério, é reduzir as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer, que ainda figura entre os que mais afetam mulheres no Brasil.

 

  

Postagens relacionadas

Sindicato discorda de volta às aulas no dia 8

William Teodoro

Suspeito é agredido por populares na tentativa de assalto

Redação

Reforma administrativa passa na Câmara

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com