Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Vacinação contra a gripe vai até 14 de julho 

Imunização que está disponível para toda a população acima dos seis meses de idade é a forma de prevenção mais segura para evitar complicações

Município segue recomendação do Ministério da Saúde Rovena Rosa/Ag.Br. )

O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou pela segunda vez a vacinação contra a gripe para toda a população paulista acima dos seis meses de idade. A campanha deveria ter terminado em 31 de maio, passou para 28 de junho e agora irá até 14 de julho.  
 
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto diz que ainda não foi notificada, mas deve aderir à prorrogação. O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a influenza. Para garantir a imunização, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa. 
 
A ação divulgada pela SES nos 645 municípios paulistas aplicou 5.573.549 doses, entre abril e junho deste ano, para os grupos prioritários, que abrangem crianças entre seis meses e 6 anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico, idosos, dentre outros. No mesmo período, também foram aplicadas 2.635.530 doses para os grupos sem comorbidades. 
 
Nos períodos de inverno, as baixas temperaturas e o ar seco propiciam a proliferação do vírus da influenza, facilitando a transmissão de doenças respiratórias como gripe, rinite, além do agravamento de quadros de asma e sinusite.  
 
Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto mostra que, até o momento, 118.592 moradores da cidade foram vacinados contra o vírus da gripe (influenza), 43,2% do público-alvo formado por 274.518 pessoas pertencentes aos grupos prioritários.  
 
Entre os idosos, que integram a ala que mais precisa do imunizante, foram aplicadas 52.935 doses, 43,58% de um público estimado em 121.456 pessoas. Das 38.697 crianças residentes na cidade, 17.426 receberam a vacina, 45,03%. Outro grupo prioritário em situação preocupante é o das pessoas com comorbidades. De 40.078 moradores, 8.759 estão protegidos, 21,85% da meta. 
 
A diretora do departamento, Luzia Márcia Romanholi Passos, explica que a vacina contra gripe é uma das medidas mais importantes para a prevenção e controle da doença. “Reforçamos a necessidade de vacinação das pessoas pertencentes aos grupos prioritários, por serem estas mais vulneráveis a complicações e agravamento da doença”. 
 
Desde 7 de maio, seguindo orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto disponibilizou a vacina contra a influenza para toda a população a partir de seis meses de idade em 37 salas de vacinas, que atendem em horários distintos.  
 
“A gripe pode evoluir para doença na forma mais grave, a Síndrome da Angústia Respiratória, causando hospitalização e até a morte, principalmente em idosos, crianças pequenas e doentes crônicos. A vacina irá proteger contra essa evolução. Ainda dá tempo de se vacinar. Estamos com todas as salas de vacinas abertas para atender a população em geral”, explica Luzia Márcia. 
 
A vacinação ocorre de acordo com os horários de funcionamento de cada uma delas. Para ser imunizada, a pessoa deve comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal. Caso possua a carteira de vacinas, é importante levá-la também, para registro da dose recebida.  
 
“Gripes e resfriados, se não tratados adequadamente, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até mesmo pneumonia. Portanto, a vacina é a melhor maneira se proteger contra a infecção pelo vírus”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual da Saúde, Tatiana Lang D’Agostini. 
 
De acordo com a diretora, em 2023, foi registrada uma cobertura de 53% em todo estado. “A meta para esta campanha é que ela supere os números do ano anterior, fazendo com que o máximo de pessoas estejam imunizadas”, acrescenta. 

Postagens relacionadas

Caminhão invade imóvel na zona Norte de Ribeirão Preto

William Teodoro

Mais de 100 pessoas continuam desaparecidas após incêndios no Chile

William Teodoro

Produção industrial tem queda em julho  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com