Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Vaidade masculina em alta

DIVULGAÇÃO

A vaidade entre os homens se tornou ten­dência: se antes pouco se falava sobre o assunto, há algum tempo o tema já é pauta. Dados dispo­nibilizados pela Associação Brasileira da Indús­tria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméti­cos (ABIHPEC) mostraram que há cinco anos, 45% dos homens já se consideravam vaidosos.

A crescente do autocuidado masculino é uma realidade e a linha do tempo comprova isso: no ano de 2018, segundo pesquisa realizada pelo Google Brandlab São Paulo, 93% dos homens declararam que a aparência é importante e que, por esse motivo, cuidavam da mesma.

Mercado da beleza masculina tomou impulso com a chegada das barbearias ‘vintage’

Conforme o tempo passa – e a vaidade se estabelece, novos hábitos são criados. Segun­do GFK (uma das cinco maiores empresas de estudos de mercado no mundo), os brasileiros são considerados o segundo povo mais vaidoso do mundo, perdendo apenas para Itália. Além disso, hoje, os homens passam, em média, 3,5 horas semanais cuidando da barba, cabelo e es­colhendo a vestimenta.

Para o profissional da área de beleza, André Pereira, com passagens pelos principais salões de Ribeirão Preto e proprietário de um salão especializado em atendimento masculino, o Sr. Bigode, o mercado da beleza masculina tomou impulso com a chegada das barbearias ‘vintage’, que é um espaço voltado totalmente ao publico masculino. “Um detalhe peculiar desses espaços na vaidade masculina é a condição do espaço ser exclusivo, pois o homem gosta de cuidar da aparência, porém não gosta de compartilhar, em especial com as mulheres, o processo de execu­ção dos cuidados. Homem alisa, colore, hidrata, corta, mas quer mostrar apenas o resultado e não o processo, por isso o enorme sucesso das barbearias”, explica Pereira.

O profissional explica que há dois níveis de exigência. “O primeiro nível é o da capacitação profissional. Os clientes exigem cada vez mais, que o profissional que irá atendê-lo seja detentor de todo conhecimento no trabalho que irá exe­cutar. O outro nível é o da singularidade, é ele olhar pra si e para os outros clientes e perceber que o seu visual é exclusivo, seja um risco de na­valha, uma costeleta angulada, ou mesmo, algo que fique como ele desejava e por vezes nem ele sabe que o seu desejo era aquele. Ambos os ní­veis estão intimamente ligados”, acrescenta.

Pesquisa mostra que 93% dos homens declararam que a aparência é importante e que, por esse motivo, cuidavam da mesma.

Pereira completa salientando que o merca­do de cosméticos para os homens, tornou-se um oceano de variedades. “O Brasil tem marcas que se destacam mundialmente. Utilizando-se da nossa mistura de raças e cabelos, temos to­dos os tipos de fios aqui, isso faz com que nos­sos produtos se adaptem muito bem em todas as etnias, Beard Brasil e Do- Alcides, são duas dessas marcas. E seguindo essa onda, empresas tradicionais também desenvolveram produtos exclusivos para o homem”, finaliza.

O mercado da estética no Brasil
O crescimento da estética no Brasil mostra que é possível vencer e crescer mesmo na crise. Apesar das turbulências na economia, a venda de produtos cosméticos coloca o país no terceiro lugar no mercado mundial, ficando atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos.

Isso porque as pessoas nunca deixam de se preocupar com a aparência. Os cuidados com a beleza deixaram de ser vaidade há muito tempo, fazendo com que o mercado de estética seja um bom investimento.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 a população maior de 65 anos será de 25,5%. Levando uma vida saudável, o consumo de produtos e procedimentos estéticos também aumentará para poder atender o envelhecimento da população.

As tendências no mercado de estética e beleza
As projeções de crescimento são favoráveis ao segmento de estética e beleza. Confira algumas das principais tendências do mercado para 2021 e 2022 e as áreas mais comuns de atuação pro­fissional:
– Estética facial: recursos terapêuticos no rosto, hidratação e linhas de expressão;
– Estética corporal: tratamento de celulites e de estrias;
– Estética capilar: intervenção para redução da queda de cabelo.

Áreas de atuação do profissional de estética
– Salão de beleza
A maquiagem é o carro-chefe. Conta atualmente com novidades como a micropigmentação 3D para as sobrancelhas e o alonga­mento para os cílios. A depilação também é um serviço de incre­mento no faturamento dos salões de beleza.

– Maquiagem profissional
Tem grande destaque no mer­cado. Os profissionais atuam na área de estética para fotos e tam­bém passarela, na maquiagem artística, nos efeitos especiais, em consultorias e muito mais.

– Consultórios médicos
Auxilia o médico responsável no decorrer dos procedimentos como o botox e o lifting e, além disso, pode cuidar também do pré e do pós-operatório.

– Spas
Procedimentos como limpeza de pele, hidratação e as massa­gens tanto relaxantes como as funcionais.

– Academias
Realização da drenagem linfática, que ajuda o cliente da academia a alcançar seus objetivos como a definição muscular e a perda de peso.

– Autônomo
Pode atuar como consultor de conteúdo para sites e blogs, como também abrir seu próprio centro ou clínica de estética.

Postagens relacionadas

Saúde assina contrato com Butantan para lote adicional de 54 milhões de Coronavac

William Teodoro

Jogos Regionais terão crédito de R$ 1 milhão

Redação 2

Ricardo Silva, Maraca e vereadores tomam posse na quarta 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com