Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Vândalos roubam crânios em cemitério da região

Um dos túmulos violados é de um idoso sepultado um dia antes, após lutar contra um câncer

Dois túmulos foram violados e dois crânios foram furtados (Foto: Google Street View)

Por: Adalberto Luque

A Polícia Civil tenta identificar os responsáveis pelo furto de dois crânios do Cemitério de Jurucê, distrito de Jardinópolis, região metropolitana de Ribeirão Preto. Os furtos foram notados na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro e a suspeita é que tenham ocorrido horas antes, na madrugada.

Um dos túmulos violados é de um idoso de 83 anos, que foi sepultado na tarde de terça-feira, 28 de outubro. O delegado de Jardinópolis, Rafael Pelizzaro da Silveira, disse que as investigações ainda estão no início e que a Polícia Civil não descarta nenhuma hipótese.

Mas ele elenca as três principais linhas de investigação: rituais de magia negra, comércio clandestino de cadáveres ou crânios ou ainda desafios de internet, que segundo o delegado, estão se popularizando muito.

Um dos túmulos violados é de uma pessoa que morreu há alguns anos e havia sido sepultada em Brodowski, também na região metropolitana. Depois a ossada foi trazida para o Cemitério de Jurucê.

Familiares do idoso estavam inconformados com a situação. Eles não puderam ver o túmulo onde o homem de 83 anos foi sepultado na véspera da violação, aconselhados por funcionários do cemitério.

Algumas testemunhas afirmam que não é a primeira vez que isso ocorre e que o muro do cemitério é baixo. A administração do Cemitério de Jurucê é da Prefeitura de Jardinópolis.

Muros baixos podem ter facilitado a ação dos criminosos (Foto: Google Street View)

Em nota, a Prefeitura informou que o cemitério, assim como demais prédios e espaços públicos da cidade, contam com a atuação da Guarda Patrimonial e com apoio das atividades delegadas.

“Durante todo o horário de funcionamento, o cemitério permanece com servidores municipais em atividade, garantindo o regular andamento dos serviços. Quanto aos muros que o cercam, a Administração Municipal esclarece que estão em andamento estudos e projetos voltados à melhoria das estruturas existentes, com o objetivo de reforçar a segurança e a organização do espaço. Além disso, estão previstas a construção de novos muros, novas sepulturas, calçamento e outras obras de adequação e apoio”, diz a nota.

A Prefeitura acrescenta que os fatos ocorridos no cemitério são criminosos, causando profunda indignação e repúdio e que, assim que soube da violação das duas sepulturas, avisou imediatamente as Polícias Civil e Militar. “A Prefeitura se solidariza com as famílias atingidas, lamenta profundamente os ocorridos e reafirma seu compromisso com a apuração dos fatos e com a adoção de medidas necessárias para evitar que situações como essa voltem a acontecer”, informa.

Os corpos que tiveram os crânios furtados foram levados para o Instituto Médico Legal de Ribeirão Preto para auxiliar nas investigações. Também podem ser enviados para o Instituto de Criminalística de São Paulo. O caso foi registrado como vilipêndio e subtração de cadáver.

Postagens relacionadas

Votorantim Cimentos abre inscrições para Programa de Estágio 2021

Redação 1

VÍDEO – Professoras sofrem queimaduras gravíssimas na região

Luque

Prefeitura veta pagamento via Pix

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com