As vendas de veículos tiveram no mês passado crescimento de 2,9% frente a setembro de 2024, somando 243,3 mil unidades, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Na comparação com agosto, a alta nos emplacamentos foi de 8%, segundo balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entidade que representa as concessionárias de automóveis.
Com o resultado, as vendas acumuladas desde o início de 2025 chegam a 1,91 milhão de veículos, 2,8% acima do volume vendido nos nove primeiros meses do ano passado, confirmando uma desaceleração após a alta de 14% do ano passado. Diante do crédito mais caro, vendas a locadoras e o programa do governo federal que prevê Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) mais baixo a carros compactos vêm ajudando a sustentar as vendas de automóveis.
As vendas de motos tiveram, no mês passado, crescimento de 31,5% na comparação com setembro de 2024. No total, 205,9 mil motocicletas foram comercializadas, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira pela Fenabrave. Na margem – ou seja, de agosto para setembro –, as vendas de motos subiram 11%.
Já no acumulado de janeiro a setembro, foram vendidas 1,61 milhão de motocicletas, alta de 14,4% que reflete a expansão dos serviços de entrega (delivery), além da busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível. O desempenho supera em 200 mil unidades as vendas de carros de passeio, cujo total, desde o início do ano, é de 1,41 milhão de unidades.

