Tribuna Ribeirão
Economia

Vendas do Comércio de Ribeirão Preto registram queda de 0,9% em novembro

Max Gallão Mesquita Centro de Ribeirão nesta segunda-feira: Mesmo com a queda nas vendas em novembro, o Comércio de Ribeirão Preto ainda mantém expectativa de alta para dezembro só que em patamares menores

Esse baixo desempenho e as fortes chuvas das últimas semanas, fizeram os lojistas mudarem a projeção de vendas para dezembro

Mesmo com a Black Friday, o Comércio de Ribeirão Preto registrou queda média de -0,9% nas vendas de novembro de 2025 na comparação com o mesmo período do ano passado que, por sua vez, já tinha apurado redução de -1,5% em relação a 2023. É o que aponta pesquisa do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).

O levantamento mostra que as vendas diretamente relacionadas à BF chegaram a alcançar pequena variação positiva, especialmente após a data do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário até a sexta (28). No entanto, não foi suficiente para garantir que novembro, como um todo, fechasse ‘no azul’.

“O consumidor pesquisou mais e comprou menos. Permanece cauteloso. Muitos realmente optaram por priorizar gastos essenciais já de olho nas tradicionais despesas de início de ano”, analisa Diego Galli Alberto, economista, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP. “Para efeito de comparação, em nível nacional, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou queda de -1,7% nas vendas de novembro.

E o Índice do Varejo Stone (IVS) registrou baixa de -3,7%, na comparação com o mesmo período de 2024”, completa.

Empregabilidade

Em novembro, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, registrou alta de 1,4%, na comparação com o mês anterior. Manteve o ritmo muito por causa dos mutirões do programa Emprega Mais Ribeirão. E se engana que está fácil contratar. Grande parte dos empreendedores não conseguiu preencher as vagas temporárias por falta de mão de obra qualificada.

Índice de Confiança

Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) teve pequena melhora, em novembro, com média de 2,8 pontos (ante 2,5 pontos na pesquisa anterior). Avaliação de pessimista à regular.
Já considerando o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), a média de novembro caiu para 2,7 pontos (ante 3,0 pontos na pesquisa anterior). Avaliação de pessimista à regular.

Projeção reduzida

Mesmo com a queda nas vendas em novembro, o Comércio de Ribeirão Preto ainda mantém expectativa de alta para dezembro só que em patamares menores. A projeção de crescimento das vendas alusivas ao Natal foi reduzida do patamar de 3% a 5%, para 2% a 4%. Já a projeção de crescimento médio para o mês de dezembro inteiro caiu do patamar de 2% a 4%, para 1% a 3%.

“Por um lado, os Empreendedores sabem que a inflação segue acima da meta, que o dólar voltou a subir, que a taxa de juros ainda está em 15% ao ano (encarecendo o crédito) e que continuam altos os índices de inadimplência e de endividamento das famílias.

Outro fator negativo são as chuvas intensas que caíram em Ribeirão Preto nas últimas semanas atrapalhando o movimento do Comércio Tradicional”, observa Galli. “Mas, por outro lado, os lojistas ainda acreditam que a segunda parcela do décimo terceiro salário vai aquecer a economia nessa reta final para o Natal e que os consumidores não deixarão de presentear seus entes queridos. Importante relembrar que, em 2024, novembro também foi negativo, mas dezembro fechou com alta de 4% nas vendas. Que essa história pelo menos se repita agora!”, finaliza o pesquisador.

 

Postagens relacionadas

Vendas de carros sobem 4,3% em um ano 

Redação 2

IBGE: setor de serviços sobe 1,8% em setembro

Redação 1

Vendas de veículos sobem em setembro  

Otávio

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com