Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Vendas do comércio de RP crescem 1% em março

Índice de Confiança também diminuiu em curto e longo prazos; Empregabilidade teve pequena alta de 2% considerando os períodos de Carnaval e Semana do Consumidor (Guilherme Sircilli)

As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram tímido crescimento de 1% em março de 2025, com viés de estabilidade, na comparação com o mesmo período do ano anterior quando foi registrada alta de 1,5% em relação a 2023. É o que aponta o levantamento do SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e da CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV).

“Essa pequena variação positiva só foi possível porque boa parte da renda gerada nas cidades da região acaba desaguando no Varejo de Ribeirão Preto e, também, porque os lojistas daqui estão fortalecendo o hábito de trabalhar melhor o Dia do Consumidor (15/3) como boa oportunidade de vender mais”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV/SINCOVARP/CDL RP.

Empregabilidade
Em março, o percentual de variação entre vagas abertas e fechadas, no mercado de trabalho varejista local, apontou alta de 2% na comparação com o mês anterior, muito pelo fato de os empreendedores realizarem ativações não apenas no Dia do Consumidor, mas também considerando o conceito de semana ou mês do consumidor. “Nessa data sazonal, que se fortalece a cada ano no calendário varejista, o e-commerce também acontece de forma muito intensa o que acaba ‘forçando’ as lojas físicas a se movimentarem com mais ofertas e promoções, até para chamarem a atenção dos consumidores”, diz Galli.

Índice de Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL de curto prazo (sempre olhando para os três meses seguintes), em março, ficou em 2,7 pontos (ante 3,1 pontos na pesquisa de fevereiro), considerado intermediário.

E o Índice de Confiança de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses) ficou em 2,8 pontos (ante 3,0 pontos, em fevereiro), também intermediário.

“O nível de confiança do empreendedor lojista costuma ser muito influenciado pela situação de momento. Se as vendas vão mal, o otimismo acompanha a tendência. O consumo está desaquecido porque o poder de compra do consumidor diminuiu, gerando insegurança e cautela. O cenário macroeconômico apresenta alta da inflação, da taxa de juros, da inadimplência e do endividamento das famílias. Até agora 2025 está sendo ruim para o Comércio Varejista, como um todo, e a perspectiva não é das melhores até o final do ano”, finaliza Diego Galli Alberto

 

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

 

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

 

@tribunaribeirao @jornaltribuna

@jornaltribunaribeirao @jornalribeiraopreto

@noticiasribeiraopreto @meiamaratona

@meiamaratonainternacionalderibeiraopreto

@meiamaratonatribunaribeirao

 

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto #ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

Postagens relacionadas

RibeirãoShopping recebe Feira Internacional de Artesanato que reúne cultura de 10 países

Redação 1

Mega-Sena sorteia hoje (10) prêmio estimado em R$ 6,5 milhões

Redação 2

VÍDEO – PM impede execução de Tribunal do Crime

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com