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Vendas do comércio recuam 0,6%

lfredo Risk/Arquivo Vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto recuaram 0,6% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a alta foi de 1,5%

As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto recuaram 0,6% em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foi registrado crescimento de 1,5% em relação a 2023. O resultado interrompeu sequência de cinco altas seguidas, com elevação de 1,5% em fevereiro, 1% em março e abril, 1,5% em maio e 1,7% em junho. 
 
Havia recuado 2% em janeiro e fechou 2024 com ganho de 4% em dezembro, interrompendo uma sequência de duas quedas seguidas, de 1% em novembro e 3,5% em outubro. Avançou 0,5% em setembro e agosto e 1,5% em julho, após três baixas consecutivas. 
 
O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O setor fechou o ano passado com crescimento de 6,54%, ante alta de apenas 0,72% em 2023 e ganho de 5,01% em 2022. 
 
O cenário continua apresentando tendência de estabilidade nas vendas, com pequenas variações para cima ou para baixo. Um fator que pode ter contribuído para esse desempenho é o frio mais intenso e prolongado, que veio logo em maio”, diz Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV.  
 
Isso fez com que os ribeirão-pretanos antecipassem as compras de roupas de inverno. Quem mora em Ribeirão Preto está acostumado a um inverno ‘mais quente’ e, quando a temperatura cai muito, acaba aquecendo as vendas dos segmentos de vestuário e calçados, por exemplo”, analisa. 
 
Ainda segundo Galli, a baixa no desempenho também pode ser atribuída a fatores como a inflação (cresceu 0,26%, em julho), o aumento da inadimplência de pessoas físicas (alta de 7,98% em relação a julho do ano passado, atingindo 71,37 milhões de devedores) e a elevada taxa de juros (15% ao ano), entre outros fatores macroeconômicos.  
 
Empregabilidade – Em julho, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, apresentou um quadro de estabilidade. “A tendência é de que a empregabilidade no Comércio tenha certa recuperação, ao longo do segundo semestre, muito por causa dos mutirões de emprego do programa Emprega Mais Ribeirão, especialmente as ações que serão voltadas à contratação de temporários para o fim de ano”, observa. 
 
Índice de Confiança – Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL RP de curto prazo (sempre olhando para os três meses seguintes), ficou em 2,8 pontos em julho (abaixo dos 3,00 de junho), considerado de regular a otimista. O longo prazo (doze meses) está em 2,9 pontos (contra 3,00 do período anterior), também considerado de regular à otimista. 
 
O otimismo deve acompanhar o ritmo das vendas. Neste segundo semestre já tivemos o Dia dos Pais e ainda virão Dia do Consumidor/Mês do Consumidor (setembro), Dia das Crianças e Halloween (outubro), Black Friday/Black November (novembro) e Natal (dezembro)”, diz Galli.  
 
Essas datas comemorativas do calendário varejista são a grande aposta dos empreendedores lojistas para acelerar as vendas e terminar 2025 com viés positivo”, finaliza Diego Galli Alberto. 

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