As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,7% em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foi registrada queda de 1,.00 em relação a 2023. Apesar do crescimento tímido, foi a quinta alta seguida, após elevação de 1,5% em fevereiro, 1% em março e abril e 1,5% em maio.
Havia recuado 2% em janeiro e fechou 2024 com ganho de 4% em dezembro, interrompendo uma sequência de duas quedas seguidas, de 1% em novembro e 3,5% em outubro. Avançou 0,5% em setembro e agosto e 1,5% em julho, após três baixas consecutivas.
O levantamento é do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). O setor fechou o ano passado com crescimento de 6,54%, ante alta de apenas 0,72% em 2023 e ganho de 5,01% em 2022.
“O resultado representa uma pequena recuperação, porém, um pouco abaixo do mínimo esperado, para junho de 2025, cuja estimativa era para uma alta entre 2% e 4%”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV. “Houve um pico de vendas até o Dia dos Namorados (12 de junho), seguido de uma acomodação natural no restante no mês.”
“A própria data sazonal e a temporada de festas juninas ajudaram, mas o fator que mais colaborou para que a variação ficasse positiva foi o frio mais intenso e prolongado, desse ano, que impulsionou principalmente os segmentos de vestuário e calçados”.
Ele destaca que como Ribeirão Pretoé polo regional de consumo, “grande parte da renda gerada na macrorregião acaba se transformando em compras aqui. Esse é um fator importante para o comércio local”, completa o pesquisador e coordenador do CPV.
Empregabilidade – Em junho, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, teve pequeno crescimento de 2,2% na comparação com o mesmo período de 2024 quando houve estabilidade em relação ao ano anterior. “A empregabilidade acompanhou as vendas, sendo, também, impulsionada pelos mutirões de emprego que estão sendo intensificados em Ribeirão Preto”, observa.
Índice de Confiança – Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo Sincovarp/CDL RP de curto prazo (sempre olhando para os três meses seguintes), ficoiu estável em junho, em 3,0 pontos (igual a maio), considerado de intermediário à otimista. O longo prazo (doze meses) também ficou em 3,0 pontos (idem), também considerado de intermediário à otimista.
Semestre – O CPV também apurou que o desempenho médio de vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto, considerando todo o primeiro semestre de 2025 (de janeiro à junho), apresentou pequena variação positiva de 0,9%, repetindo o índice do mesmo período do ano passado (comparado a 2023), o que mostra claramente um movimento de estabilização das vendas e desaceleração do consumo.
Em seis meses, o varejo ribeirão-pretano também apresentou crescimento acumulado de 5,26% no faturamento nominal, em relação ao mesmo período de 2024. Descontada a inflação de janeiro a junho, que foi de 2,99%, o crescimento real do faturamento foi de 2,2%, no primeiro semestre deste ano.
“Aqui é importante salientar que o faturamento é bem maior que o desempenho de vendas porque, com a inflação, os preços estiveram mais caros. Ou seja, subiu faturamento bruto, mas a pressão inflacionária acabou puxando faturamento real para baixo”, esclarece o pesquisador.
Empregabilidade – No quesito empregabilidade, a pesquisa aponta que o número de vagas no varejo de Ribeirão Preto cresceu 5,9%, no acumulado do primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. “O resultado reflete uma sequência de cinco pequenas altas, com destaque para março, abril e junho. Mesmo após uma queda já esperada em janeiro, o setor demonstrou boa recuperação da empregabilidade ao longo do semestre”, analisa Galli.