Por: Adalberto Luque
A saída temporária de presos, popular “saidinha”, que nesta segunda etapa do ano está ocorrendo entre 17 e 23 de junho, terminou mais cedo para dois presos, flagrados descumprindo regras, na manhã desta terça-feira (17).
Um dos presos beneficiados foi visto consumindo bebida alcoólica em um bar na Rodoviária de Ribeirão Preto. Os policiais, no âmbito da Operação Impacto Adaga II, constataram a violação do artigo 7º da Lei que regulamenta a “saidinha”, onde consta que é vedado ao apenado o consumo de bebidas alcoólicas.
Na rua São Sebastião, outro beneficiado pela saidinha foi flagrado em um quarto de hotel, na companhia de uma garota de programa. De acordo com a Polícia Militar, a mulher disse que cobraria R$ 130 pelos serviços.

Ele também violou um item do artigo 7º, que veda ao beneficiado frequentar casas de prostituição. Os dois foram levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foram autuados e enviados para suas respectivas unidades prisionais. No caso destes presos que descumprem as medidas, eles perdem o direito a futuros benefícios da saída temporária.
“Invasão” e policiamento
Um grande número de presos chegou, na manhã desta terça-feira, no terminal Rodoviário de Ribeirão Preto. Eles desciam às dezenas dos ônibus que chegavam ao local. Imagens da população mostraram a chegada dos presos, como se fosse uma “invasão”, embora não tenham sido registrado incidentes.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por nota, que reforçou o policiamento. “A Polícia Militar informa que o policiamento em Ribeirão Preto é orientado pelo Plano de Policiamento Inteligente, que estabelece ações estratégicas com base na análise de reincidência criminal na região. O plano também contempla, entre outras medidas, a fiscalização do cumprimento das condições impostas aos beneficiados com a saída temporária”, constou a nota.