Por: Alfredo Risk e Adalberto Luque
Um homem de 58 anos morreu, em confronto com a Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (23). Ele teria sacado a arma, uma pistola 9 mm, em direção dos policiais, que revidaram e atingiram o suspeito.
O confronto ocorreu na rua Carlos Cesar Tonelo, Jardim Heitor Rigon, zona Norte de Ribeirão Preto. Segundo o subcomandante do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), Major Pablo Flora, havia relatos de que um foragido estaria circulando no bairro, razão pela qual o policiamento foi intensificado.

Major Flora disse que o homem foi avistado por viaturas do BAEP em um carro preto, que iniciaram um acompanhamento. Ele tentou fugir, mas a viatura conseguiu emparelhar. O homem teria, então, reduzido a velocidade e empunhou uma arma, o que teria motivado os disparos por parte da PM.
O oficial disse ainda não saber precisar quantos tiros foram disparados, mas ele morreu no confronto. O local foi preservado para os trabalhos da Polícia Civil e da Polícia Técnico-Científica.

Com o homem, os agentes apreenderam uma pistola 9 mm. Ele foi identificado como Maurício Ferreira de Aquino, de 58 anos. Segundo Flora, tinha 16 passagens por crimes como latrocínio, roubo, homicídio e porte ilegal de arma de fogo.
Teria sido beneficiado pela saída temporária usando tornozeleira, que rompeu e, ao não retornar, passou a ser procurado pela Justiça. O carro, que pertence à filha de Aquino, foi apreendido para o trabalho de perícia. Segundo o subcomandante do BAEP, o veículo estaria regularizado.

A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ). A Polícia Civil prossegue com as investigações. Este foi o oitavo caso de letalidade policial em sete ocorrências, registradas em 2025.

