Tribuna Ribeirão
DestaqueRegião

VÍDEO: GCM é filmado agredindo morador em situação de rua na região

Homem aparentemente embriagado e em situação de vulnerabilidade foi duramente agredido por um guarda civil

O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou revolta da população. O prefeito já afastou o guarda civil envolvido na ação. (Reprodução)

Por: Adalberto Luque

O prefeito de São José do Rio Pardo, Márcio Zanetti (MDB) afastou um agente da Guarda Civil Municipal (GCM) que foi flagrado em um vídeo agredindo um homem em situação de rua. A agressão ocorreu há cerca de uma semana, mas as imagens só foram divulgadas nesta segunda-feira (22).

O vídeo viralizou nas redes sociais e gerou revolta da população. O prefeito já afastou o guarda civil envolvido na ação.

As imagens mostram dois homens no coreto da Praça XV de Novembro, Centro de São José do Rio Pardo, distante 140 km de Ribeirão Preto, na região de Casa Branca. Dois agentes da GCM se aproximam e um deles agride um dos homens com golpes de cassetete.

A vítima pede calma, mas a agressão continua. O homem aparenta estar embriagado e pede para o guarda ter calma, mas não é atendido. O outro homem sai do coreto e se agasta.

O guarda continua agredindo o homem e gritando: “Você vai fazer em entrar aí dentro? Vai embora, vai, pula”, grita o agente. O outro agente da GCM que participou da abordagem apenas observou, sem interferir nas agressões.

Indignação

O prefeito da cidade se manifestou nas redes sociais. “Recebi com profunda indignação o vídeo que circula nas redes sociais, no qual um morador de rua é vítima de agressão covarde praticada por um Guarda Civil Municipal, acompanhado de outro. Esse tipo de atitude é inaceitável e não representa, de forma alguma, os valores que defendemos.

Desde o primeiro momento, determinei o imediato afastamento dos agentes envolvidos de suas funções operacionais, e eles responderão a processo disciplinar rigoroso. A Prefeitura já instaurou apuração administrativa, por meio da Corregedoria da Guarda Civil Municipal, e colaborará plenamente com as demais autoridades para que os responsáveis sejam punidos com todo o rigor da lei.

Quero reforçar que a função da Guarda Civil Municipal é proteger a população, preservar a ordem pública e tratar todos os cidadãos com dignidade e respeito, sem distinção. É isso que esperamos e exigimos de cada um dos que vestem a farda.

Reitero meu repúdio a este episódio isolado e manifesto solidariedade à vítima. O compromisso da nossa gestão é claro: não toleraremos abusos, violência ou desrespeito à vida e à dignidade humana”.

Postagens relacionadas

Cinco pessoas morrem em acidente envolvendo três veículos em rodovia da região

William Teodoro

Lincoln Fernandes já contabiliza 22 votos

Redação 1

IPTU de Bonfim Paulista aumenta 191% em cinco anos  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com