Por: Adalberto Luque
Uma criança de um ano e cinco meses foi mantida refém por seu próprio pai, na noite deste domingo (7). O caso foi registrado em uma residência no Jardim Alvorada, Monte Alto, região metropolitana de Ribeirão Preto.
De acordo com o Tenente Rossan, que comanda o Pelotão na cidade, os policiais militares foram acionados após uma chamada para o telefone 190, indicando um desentendimento de casal. Ao chegar no endereço, todavia, os policiais encontraram uma ocorrência envolvendo refém.
O homem estava com uma faca e mantinha o filho pequeno na residência. Ele exigia que a esposa entrasse no local para conversarem. Segundo o Tenente Rossan, o motivo da briga não foi esclarecido.

Os PMs de Monte Alto isolaram a área e, segundo o comandante, adotaram a doutrina de gerenciamento de crise. A Força Tática de Sertãozinho também esteve no local e passou a conduzir as negociações, recebendo apoio do Batalhão de Operações Especiais de Polícia (BAEP), de Ribeirão Preto.
Nesse meio tempo, o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Capital, foi acionado, por se tratar de uma tropa especializada neste tipo de ocorrência. Eles chegaram e assumiram as negociações.
O homem então aceitou que um parente dele fosse chamado. Os policiais levaram até um local próximo sua irmã. Assim que ele ouviu a voz dela, decidiu se entregar.

Os policiais se organizaram para retirar o homem da casa em segurança, pois muitas pessoas que acompanhavam as negociações estavam exaltadas e revoltadas com a cena.
Ele foi colocado em uma viatura e levado para a Central de Polícia Judiciária (CPJ), em Jaboticabal, onde foi autuado em flagrante e seguiu para uma unidade prisional. A criança não sofreu ferimentos. Passou por avaliação médica e foi entregue a familiares. A Delegacia de Defesa da Mulher vai investigar o caso.

