Por: Adalberto Luque
Os recrutas Bolt e Hati participaram, ao lado do pai, Fenrir, de uma apreensão de drogas nesta quinta-feira, 20 de novembro. Os três são da raça pastor belga malinois. A apreensão ocorreu no cruzamento da a venida Rio Pardo com rua Tajaçu, no Ipiranga, zona Norte da cidade.
Segundo o sub-comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Mário Luchetti, Bolt e Hati têm três meses e estão sendo treinados para ver se se adaptam à rotina do canil. Eles acompanharam a ação.

Uma equipe da GCM fazia patrulhamento preventivo quando, ao passar pelo local dos fatos, ouviram vários gritos de “olha o bicho”, frase usada por olheiros do tráfico de drogas para avisar sobre a presença de agentes de segurança. Ninguém foi avistado, mas como o local é usado como ponto de armazenamento de drogas, por se tratar de área de vegetação, a equipe parou.
O cão de faro Fenrir foi usado para farejar a área. O k-9 indicou um buraco debaixo da linha férrea. Os agentes da GCM encontraram várias sacolas plásticas.
Foram localizadas diversas substâncias entorpecentes. Os agentes apreenderam um tijolo de maconha, dois litros de clorofórmio, duas garrafas de éter, uma balança de precisão e 39 cápsulas com porções unitárias de cocaína. Além disso, os agentes encontraram quatro sacos com substâncias desconhecidas.
O material apreendido foi entregue na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro da cidade. A Polícia Civil deve investigar a ocorrência.
Segundo Luchetti, a ronda com os filhotes de Fenrir faz parte das mudanças evolutivas no Canil da GCM. “Temos novidades no nosso Canil. Está passando por um processo de renovação dos GCMs caninos. K-9 Índio, Black e Odin, da primeira geração de cães, além de Conan e Hope, da segunda geração do canil se aposentaram. Agora estão em treinamento os K-9 Bolt, Haiti, Braddock e Conan. Os três primeiros, netos do K-9 Black e o último veio por doação. Já começaram os testes para ver se estão aptos a se integrarem ao canil, juntamente com os K9 da segunda geração, que são os K9 Fenrir, que irá se aposentar ano que vem, além de Venom e Apache”, explicou Luchetti.

