Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Violoncelista da Alma vence festival nacional 

   Letícia Araújo superou duas etapas classificatórias e na fase final foi a melhor entre os concorrentes de sua categoria; já havia conquistado o prêmio em 2023 (Divulgação)  

A edição 2025 do Concurso Nacional de Violoncelo Antônio Meneses premiou, na noite de segunda-feira, 14 de abril, a estudante Letícia Araújo Corrêa, de 11 anos, aluna da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma). Ela foi a primeira colocada na categoria para violoncelistas com idade entre 10 e 14 anos.  

Depois de ser aprovada em duas etapas classificatórias, Letícia Araújo venceu a finalíssima do evento após se apresentar para o público na Casa da Música de Ouro Branco, em Minas Gerais. Ela é bicampeã: é a segunda vez que vence o concurso, considerado um dos mais destacados e relevantes para instrumentistas de violoncelo. Havia conquistado o primeiro lugar em 2023. 

Estudante da Alma desde 2020, Letícia Araújo esteve durante todo o último final de semana na cidade de Ouro Branco, onde participou da etapa semifinal executando a peça “O alegre Chiquinho Colibri”, do álbum “As Melodias de Cecília”, de Ernst Mahle. Para a apresentação na final, ela escolheu a “Concertino Nº 1 C Maior”, de Julius Klengel (1859-1933).  

“É mais uma vitória na caminhada de aprendizado da Letícia. Ela esteve tranquila e confiante o tempo todo, fez os ensaios com piano para as partes com co-repetição, e entregou duas execuções excelentes. Tanto na semifinal como na final. Estamos muito felizes”, comenta Kelly Araújo da Costa Corrêa de Oliveira, mãe da bicampeã. 

 “Para nós, é uma grande alegria ver nossos alunos voando cada vez mais alto. A participação da Letícia no concurso Antonio Meneses, e com desempenho tão excelente, sinaliza que estamos no caminho certo e nos impulsiona a seguir oferecendo um ensino de qualidade diferenciada”, pontua Dulce Neves, presidente da Alma.  

 O Concurso Nacional de Violoncelo Antonio Meneses é realizado de dois em dois anos, com o objetivo de criar oportunidades de desempenho para jovens violoncelistas. Em 2025, foram 78 instrumentistas inscritos, de diferentes regiões do Brasil e também de outros países. Um dos mais célebres violoncelistas brasileiros, Antonio Meneses faleceu no ano passado. 

 Sobre a Alma – A Academia Livre de Música e Artes (Alma) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto. Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo.  

 A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem. 

 Assim, o objetivo é que permitir a esses alunos acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto. 

 

Postagens relacionadas

Futuro de greve vai para votação

William Teodoro

Grupo de engenharia vai acompanhar obras na Nove

Redação 2

Receita Federal monitora dados de cartão de crédito e pix

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com