Por: Adalberto Luque
Um trem de carga foi saqueado, na noite desta quarta-feira (20). O ataque ocorreu na cidade de Matão, a 100 quilômetros de Ribeirão Preto, enquanto o trem aguardava autorização para seguir viagem.
Segundo informações, por volta das 19h30 alguns homens teriam aberto as comportas de cinco vagões de uma composição da empresa Rumo, derramando cerca de 500 toneladas de grãos, entre soja e milho, em dois pontos da linha férrea no perímetro urbano de Matão. O fato causou prejuízo e transtornos na operação ferroviária.
O trem parou na Estação para aguardar a passagem de outra composição, prevista para horas depois. Durante esse período, houve tentativa de invasão em pelo menos cinco vagões, sendo três carregados com milho e dois com soja.

A composição contava com três locomotivas e 115 vagões. O maquinista não teria conseguido visualizar a ação criminosa, que ocorreu após uma curva, em dois locais distintos: próximo ao pontilhão da Avenida São Paulo, no Jardim do Bosque, e na curva após o pontilhão da Avenida Trolesi, em um trecho de dois quilômetros.
Cerca de 30 funcionários da Rumo trabalharam durante sete horas para desobstruir a ferrovia. A composição permaneceu parada, o que alterou o tráfego ferroviário. Na manhã desta quinta-feira (21), agentes de segurança da empresa estiveram no local para avaliação antes do registro do boletim de ocorrência.
O valor do prejuízo não foi informado. A empresa garantiu que toda a carga derramada será removida com auxílio de caminhões ou vagões especiais nos trilhos. Enquanto a operação era realizada, seguranças da Rumo protegiam os pontos atingidos.

No local, foi apreendida uma barra de ferro, tipo pé de cabra, que teria sido usada para abrir as comportas. Um trabalhador de empresa terceirizada relatou que cada vagão transportava cerca de 100 toneladas de grãos.
Em nota, a Rumo confirmou o ato de vandalismo registrado na ferrovia em Matão. “Indivíduos não identificados abriram as comportas de cinco vagões, sendo três de milho e dois de soja. A equipe de segurança da empresa agiu rapidamente e impediu o roubo da carga. Não houve subtração de mercadoria. Devido à abertura das comportas, parte dos grãos vazou sobre à linha férrea. Uma equipe da empresa está no local para realizar o trabalho de limpeza o mais rápido possível. A operação ferroviária no local já está normalizada. A concessionária reforça seu compromisso com a segurança de suas operações e o combate a atividades criminosas em sua malha ferroviária.”
Fotos cedidas por: Carol Fazolli (Cidade FM) e Jota Marcos (Mataonet), com informações de Maury Júnior/Matão Urgente
_____
Jornal Tribuna Ribeirão
Um Jornal com a cara de Ribeirão!
Impresso | WEB | Redes sociais
Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743
Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto
@tribunaribeirao
@meiaderibeirao
@dinoderibeirao
#TribunaRibeirão
#News
#Notícia
#RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto
#ClassificadosTribunaRibeirão
#Jornalismo
#ClassificadosRibeirão

