Tribuna Ribeirão
Geral

Guarda Civil ganha reforço

Há oito anos a Guarda Civil Municipal (GCM) não vivia um dia tão marcante como nesta quinta-feira, 7 de junho. “Esse dia, aqui na escadaria do Palácio Rio Branco, vai ficar marcado na mente de todas as senhoras e senhores, dos seus familiares, fi­lhos, amigos e servidores que se incorporam agora à GCM”, de­finiu o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) ao parabenizar toda a corporação pela forma­tura dos 48 novos integrantes da “Família Azul Marinho”, como se referem à GCM ribeirão-pretana.

A formatura dos novos inte­grantes da 10ª Turma da Guarda Civil Municipal, em frente ao Palácio Rio Branco, começou com o grupamento perfilado sob o comando do GCM 1ª Classe Ricardo da Rocha Margon, co­ordenador do curso de formação. Os guardas se apresentaram às autoridades, fizeram o juramento e entoaram o lema da corpora­ção em um dos momentos mais emocionantes da cerimônia.

“Foi um treinamento de quase quatro meses, com muita ênfase em técnicas operacionais para servir bem à população de Ribeirão Preto. Foi com muita dedicação, suor, esforço e agora chegaram à conclusão do curso com chave de ouro. Vamos ser­vir bem à população da cidade”, enfatizou Margon, que é da 3ª Turma da GCM do segundo concurso de 1995.

“Aproveito a oportunidade para reiterar o meu sincero agra­decimento ao prefeito Duarte Nogueira que não mediu esforços para investir e melhorar a nossa GCM”, disse a superintendente Mônica Noccioli. “Obrigado por acreditar e reconhecer nosso tra­balho que, comprovadamente, é de suma importância para toda a população ribeirão-pretana.”

“Estamos aumentando em praticamente 25% o nosso con­tingente, caminhando para pró­ximo de 250 guardas civis mu­nicipais. Essa 10ª formatura vai nos permitir renovar a energia e o vigor, e garantir a memória do trabalho da Guarda já realizado ao longo de todos esses anos”, dis­se o prefeito Duarte Nogueira.

O prefeito ainda frisou que os novos guardas já estão de posse dos uniformes (equipamentos adicionais, algemas e coletes). Os armamentos e munições estão previstos para chegar até o final deste mês. “Faz oito anos que a Guarda Civil não adquiria novas munições. É um negócio estar­recedor, mas é um dado de reali­dade que a população tem todo o direito de saber”, ressaltou.

Além da melhoria dos equi­pamentos, das armas e de todo o equipamento de trabalho, o governo municipal também pre­tende renovar a frota de veículos da Guarda Civil e melhorar seu sistema tecnológico, o qual a cor­poração já dispõe.

O GCM Sato foi um dos três primeiros colocados do curso de formação. Ele recebeu do prefei­to Duarte Nogueira o certificado de conclusão. “Estou tremendo, não imaginava esta colocação. Só tenho a agradecer ao coman­do da Guarda que me mostrou o caminho a ser trilhado. A po­pulação pode esperar porque o nosso trabalho será bem feito”, comemorou.

Os novos guardas foram aprovados em concurso lança­do em 2013, na gestão Dárcy Vera (sem partido), suspenso no ano seguinte e retomado em 2017 por Nogueira. O concurso oferecia 50 vagas – 43 para ho­mens e sete para mulheres. No exame objetivo realizado em 2013 foram aprovados 88 can­didatos. Com a retomada do processo seletivo, porém, mui­tos desistiram, já que nesse pe­ríodo conseguiram aprovação em outros certames – como o da Polícia Militar e de Guardas Civis Municipais da região.

Ao final do novo teste de apti­dão física e das avaliações médica e psicológica, restaram 56 candi­datos – 41 homens e 15 mulhe­res. Todos os do sexo masculino foram nomeados. Já entre as 15 do sexo feminino, apenas as sete melhores colocadas conseguiram a nomeação – oito candidatas, aprovadas em todas as fases, fica­ram de fora.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Cachaça atravessa cinco séculos como símbolo brasileiro

Redação

Faesp mobiliza setores contra javalis

Redação

Túnel da Avenida Independência passa por manutenção nesta sexta-feira (11)

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade