Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Autor de Lei estadual, Feliciano vai depor na CPI da Eutanásia de Ribeirão

Cães no Cbea de Ribeirão na fila para adoção já castrados - Foto Alfredo Risk

O deputado estadual Feliciano Filho (PRP), autor da lei estadual (nº 12.916/08, leva o nome dele) que proibiu a matança indiscriminada de cães e gatos por órgãos municipais e norteou a elaboração de legislação de proteção animal por todo o País, confirmou, na tarde desta quinta-feira, 7 de junho, que virá a Ribeirão Preto no dia 21 para depor em audiência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as eutanásias praticadas na Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cbea), vinculada à Secretara Municipal do Meio Ambiente.

O embate entre a prefeitura de Ribeirão Preto e ativistas que atuam na defesa dos diretos dos animais vem desde o ano passado, quando Carolina Vilela, coordenadora da Cbea, depôs na Câmara e reconheceu que animais poli-traumatizados estavam sendo sacrificados por falta de equipamento de raio-X. Na sequência, Marcos Papa (Rede) aprovou uma Comissão Especial de Estudos (CCE), depois transformada em CPI.

A polêmica sobre a legalidade das eutanásias ganhou novo round após depoimento na CPI do médico veterinário da Cbea, Gustavo Cunha Almeida Silva. Na ocasião, ele disse que a maioria dos sacrifícios são realizadas em animais com cinomose porque a doença não teria cura, e não por politraumatismo..A declaração irritou os ativistas. Eles dizem que, apesar de grave e muitas vezes fatal, a doença tem tratamento e muitos animais contaminados sobrevivem.

A cinomose é uma doença canina provocada por vírus que pode levar à morte ou deixar graves sequelas nos animais. Silva voltou a afirmar que as eutanásias praticadas pela Cbea estão de acordo com a lei que permite o sacrifício quando oferece risco para a saúde pública ou quando não há tratamento médico – nesse caso, para evitar o sofrimento do animal. No ano passado, segundo o último levantamento oficial da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, foram sacrificados 152 cachorros e gatos em 2017, média de três por semana, um a cada dois dias e meio.

 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Hacker vendia sistema para fraude bancária

Luque

Carro capota após colisão na zona Oeste

Luque

RP lidera casos de assédio eleitoral do interior no 2º turno

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade