Tribuna Ribeirão
Cultura

3ª Exposição de Arte Contemporânea em novembro

Entre 1° e 29 de novembro, a Casa da Memória Italiana re­cebe a terceira edição do projeto Exposição de Arte Contemporâ­nea. Com os temas de imigração e memórias, a mostra traz as ar­tistas Helen Faganello e Jussara Marangoni, sob coordenação da artista Weimar e da curadora Yolanda Cipriano.

Retratos de famílias nume­rosas e trabalhando em ofícios diversos integram a instalação de Helen Faganello. Dentro do contexto do ato de imigrar, em busca da “nova vida”, a artista ainda apresenta pinturas e escul­turas com cenas de vidas e mãos feitas de gesso de mulheres, ho­mens e crianças, algumas delas seguram punhados de terra.

Já a obra “Espaços solitá­rios” de Jussara Marangoni, remonta algumas reservas de memória não expostas, como se revelasse o instante em que as pessoas foram levadas a abandonar a casa em que vive­ram. Os objetos receberão um tecido branco translúcido, que os deixará velados e acolhidos.

“A ideia da Casa da Memória é, neste sentido, muito especial para a artista, tendo em vista que sua obra assinala alguns itens deixados ao léu, nos quais sementes teriam germinado ao longo de anos, gerando vidas e narrativas inusitadas ao próprio ambiente do museu”, diz Jussara.

Já a artista Weimar indi­cou imediatamente as artistas quando assumiu a coordena­ção da mostra: “Jussara e Helen sabem fazer intervenções artís­ticas no espaço arquitetônico, desenvolvem projetos de gran­de porte e tenho certeza que farão uma excelente ocupação no belo espaço”.

Para a curadora Yolanda foi uma decisão importante con­vidar duas mulheres artistas nascidas e residentes no inte­rior paulista – Helen nasceu em Araçatuba, cidade onde reside Jussara – no sentido de fortalecer dois pontos: a repre­sentatividade feminina na área e a visibilidade da produção de arte contemporânea vinda de cidades do interior do Brasil.

A entrada na 3ª Exposição de Arte Contemporânea é gra­tuita e aberta ao público. As vi­sitações acontecem às quintas e sextas-feiras, às 15h e às 16h, e aos sábados, às 10h.

Postagens relacionadas

Cia Lótus de circo estreia espetáculo em agosto circulando por cidades da região

William Teodoro

Exposição fotográfica homenageia os 100 anos da Orquestra Sinfônica

William Teodoro

Alunos encenam a Via Sacra hoje

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com