Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Eletrônicos brasileiros podem ‘ficar fora’ do mercado americano

Trump fez duras críticas ao governo antecessor após episódio na Casa Branca EVA MARIE UZCATEGUI/REUTERS

No começo da semana, o Brasil foi excluído da categoria de “países em desenvolvimento” por parte dos EUA. Isso deve resultar na elevação de impostos sobre produtos brasileiros que entram no país, principalmente eletroeletrônicos. A mudança foi anunciada pelo Departamento de Comércio dos EUA.

Apesar de o governo brasileiro afirmar que a medida terá pouco impacto econômico, ela colocará em risco 25% a 30% das exportações do setor eletroeletrônico para os EUA. Esse é o volume de produtos que são exportados para o país norte-americano e se beneficiam do SGP – Sistema Geral de Preferências. O sistema é responsável por oferecer descontos para a compra de produtos de países em desenvolvimento, com o objetivo de equalizar as diferenças regionais no comércio exterior.

Para a Abinee – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – a retirada do Brasil da categoria é mesmo “preocupante”.

Reprodução

A entidade ressalta que o SGP está em fase de renovação, e agora pode ter sido colocado em risco. “Sem essa condição os produtos brasileiros perdem competitividade no mercado americano”, afirma a Abinee. A consequência direta seria que os fabricantes daqui ficariam de “fora do mercado” dos EUA.

Em comparação ao ano de 2018, as exportações da indústria elétrica e eletrônica para os EUA em 2019 subiram em 23,7%, atingindo US$ 1,6 bilhão, cerca de R$ 7,8 bilhões. O mercado norte-americano se tornou o principal destino das vendas externas do setor, passando de uma participação de 23% em 2018, para 29% em 2019. Essa foi a maior representatividade dos Estados Unidos no total das exportações de produtos do setor desde 2004.

A Abinee defende que “o governo brasileiro deveria solicitar aos EUA a revisão dessa medida, como forma de defender os interesses brasileiros. Caso contrário, não só as exportações dos setores elétrico e eletrônico serão prejudicadas, mas as de todos os demais segmentos industriais e até de alguns agroindustriais”.

Via: Telesíntese

Postagens relacionadas

Pesquisadores encontram criaturas estranhas abaixo de mais de 800 metros de gelo

William Teodoro

Astrônomos descobrem sistema estelar menos ‘metálico’ da Via Láctea

William Teodoro

Nasa vai colocar fogo em uma de suas naves no espaço

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com