Tribuna Ribeirão
Esportes

Conmebol anuncia início das Eliminatórias em setembro e mantém formato de disputa

LUCAS FIGUEIREDO/CBF

A Confederação Sul-Ame­ricana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta sexta-feira a programação para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mun­do do Catar, em 2022. Após reu­nião por videoconferência entre representantes dos países e diri­gentes, a entidade afirmou que a disputa por vaga terá início em setembro e vai manter o forma­to atual de disputa, com todos as seleções jogando entre si em turno e returno.

As Eliminatórias tinham início previsto para o final de março, mas as duas primeiras rodadas acabaram canceladas pela pandemia do novo coro­navírus. Como o calendário já previa novos encontros en­tre as seleções da América do Sul para setembro, a Conme­bol apenas transferiu de mês a abertura da competição. Os jogos iniciais serão disputados entre os dias 4 e 8 daquele mês.

Assim como é feito desde as Eliminatórias para a Copa de 1998, na França, a Conmebol manterá o esquema de disputa em que as 10 seleções jogam entre si em turno e returno. As quatro mais bem classificadas garantem vaga direta no Mun­dial e a quinta colocada terá de disputar uma repescagem intercontinental. Pelo efeito do coronavírus no calendário es­portivo, chegou a ser cogitado um novo formato de disputa para se ter uma competição com menos jogos. Porém, a entidade sul-americana prefe­riu não fazer mudanças.

A reunião da entidade tam­bém confirmou a realização da Copa América para os meses de junho e julho de 2021. Ini­cialmente marcada para este ano, o torneio foi adiado por conta da pandemia. A com­petição será disputada na Ar­gentina e na Colômbia, com as presenças das 10 seleções do continente e mais as convida­das Catar e Austrália.

Embora sem anunciar datas, a Conmebol afirmou que vai retomar as dispu­tas já iniciadas neste ano da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O reinício de­penderá da situação de saúde pública. “A prioridade conti­nua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, de­vido às atuais recomendações das autoridades sanitárias in­ternacionais e de cada um dos países”, disse em comunicado.

VEJA TAMBÉM

São Paulo recebe Botafogo pelo Brasileirão

Redação

Comercial acerta com mais um volante

Hugo Luque

Gerente de futebol do Botafogo ‘banca’ Tencati e Luizão

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com