Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

RP soma 648 casos do novo coronavírus

Ribeirão Preto registrou mais 30 casos de covid-19 em 24 horas – mais de um a cada 60 minutos – e o total de pessoas infectadas pelo Sars­-CoV-2 saltou de 618 para 648 nesta quinta-feira, 21 de maio, aumento de 4,8%. O recorde diário de novos pacientes com coronavírus é da última terça­-feira (19), quando 65 mora­dores da cidade foram diag­nosticados com a doença.

Ribeirão Preto também tem 17 mortes por covid-19 – os últimos nove óbitos ocorre­ram entre os dias 9 e 20 deste mês. A taxa de letalidade é de 2,6%, inferior aos índices re­gional (4,3%), estadual (7,5%), nacional (6,5%) e mundial (6,5%). Em 21 dias de maio, desde 30 de abril, quando somava 282 pessoas com co­vid-19, a cidade registrou mais 366 casos da doença, aumento de 129,8%, com média diária de 17 novos pacientes.

Por sexo, são nove homens (52,95%), de 36 anos, 41, 57, 68, 73 (duas vítimas), 76, 79 e 87 anos, e oito mulheres (47,06%), de 51 anos, 58, 70, 76, 80, 85, 88 e 89 anos de idade. Dezesseis tinham alguma comorbidade como doença cardiovascular, crônica, diabetes, pneumopa­tia, doença neurológica crônica, imunodeficiência e doença re­nal crônica (94,1%). Apenas o homem de 76 anos não tinha doença autoimune (5,9%). Quatro pessoas tinham menos de 60 anos (23,5%) e 13 eram sexagenárias, septuagenárias ou octogenárias (76,5%).

O avanço de casos nos últi­mos dias, segundo o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini, é justificado pelo aumento na capacidade de testagem do município. Até os pacientes com sintomas leves de síndro­me gripal estão sendo testados nos postos do município. A Secretaria Municipal da Saúde acrescentou às notificações e aos casos descartados também as síndromes gripais.

Os pacientes que procu­ram atendimento no sistema de saúde do município e estão sendo testados mesmo com sintomas leves de gripe. Atu­almente, são 3.502 notificados e 2.564 que testaram negativo, ou 73,2% do total. A cidade também aguarda o resultado de 290 exames que estão repre­sados nos laboratórios (8,3%). Os 648 confirmados represen­tam 18,5%.

Na manhã desta quinta-fei­ra (21), as secretarias da Assis­tência Social e Saúde informa­ram à Comissão de Direitos Humanos da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB de Ribeirão Pre­to (OAB-RP) as medidas to­madas em atendimento a uma moradora de rua que testou positivo para o novo coronaví­rus na semana passada.

Durante a reunião, a equipe da Saúde informou que a mu­lher passou por dois atendi­mentos no Polo Covid-19 du­rante a semana passada, tendo sido testada positiva com a doença. Dois dias depois, após denúncia anônima, foi res­gatada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Praça das Bandeiras e passou por novo atendimento no Polo Covid-19, onde recusou a ofer­ta de internação.

Após buscas realizadas pelas equipes do Serviço Especializa­do de Abordagem Social (Seas), com o objetivo de conscienti­zá-la sobre a pandemia e a im­portância de se manter em iso­lamento, a munícipe aceitou ser acolhida na Casa de Passagem. Ela permanecerá em isolamento social no local pelo período in­dicado pelos órgãos de saúde e contará com acompanhamen­to diário das assistentes sociais. Caso apresente piora nos sin­tomas, a Saúde será acionada.

Alta médica
O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto, que faz par­te do Sistema Hapvida, ama­nheceu em clima de festa nesta quinta-feira (21) com a alta médica de mais uma paciente diagnosticada com covid-19. Alcilene Silva Lima de Almei­da, de 45 anos, deu entrada no dia 16 de maio e testou positi­vo para o novo coronavírus.

Com o quadro estável, ela permaneceu internada em enfermaria até a manhã de ontem, quando recebeu alta. “Agradeço a Deus, primeira­mente, e a toda a equipe do São Francisco. Estou muito feliz e emocionada por estar aqui, curada”, afirma Alcilene. Antes de deixar o hospital, ela ainda recebeu um certificado de vitória contra a covid-19 e celebrou com muitos aplausos de toda a equipe médica do Grupo São Francisco.

As mortes por covid-19 em RP
– 26 de março: homem, 36 anos, imunodeficiente e com doença renal crônica Estava internado em hospital público
– 3 de abril: homem, 76 anos, sem comorbidades Estava internado em hospital privado
– 4 de abril: mulher, 89 anos, tinha doença neurológica crônica Estava internada em hospital público
– 5 de abril: homem, 57 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava internado em hospital público
– 13 de abril: homem, 87 anos, tinha doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica Estava internado em hospital público
– 23 de abril: homem, 73 anos, tinha diabetes mellitus e doença pulmonar crônica Estava internado em hospital público
– 25 de abril: homem, 79 anos, tinha doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica Estava internado em hospital privado
– 26 de abril: mulher, 70 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital privado
– 9 de maio: mulher, 88 anos, tinha diabetes e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital privado
– 10 de maio: mulher, 51 anos, tinha diabetes, doença cardiovascular crônica e doença pulmonar crônica Estava internada em hospital privado
– 12 de maio: mulher, 76 anos, tinha diabetes e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital público
– 14 de maio: mulher, de 80 anos, tinha doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital público
– 14 de maio: homem, 68 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava em casa
– 15 de maio: mulher, 58 anos, tinha diabetes mellitus Estava em casa
– 16 de maio: homem, de 41 anos, com obesidade grau 3 e hipertensão arterial Estava internado na Santa Casa
– 19 de maio: homem de 73 anos, tinha doença cardiovascular crônica e doença hepática crônica Estava internado em hospital público
– 20 de maio: mulher de 85 anos, tinha diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica Estava internada em hospital particular

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo encaminha contratação de promessa do São Paulo

Hugo Luque

Santa Casa investiga sumiço de paciente

Luque

VÍDEO – Caminhão que furou centenas de pedágios é apreendido

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade