Tribuna Ribeirão
Ciência e Tecnologia

Samsung deve lançar suas primeira TVs Mini-LED em 2021

Segundo um artigo do Digitimes, a Samsung está entre as empresas que devem colocar no mercado produtos equipados com painéis Mini-LED, no caso TVs, em 2021. De acordo com o site SamMobile, a empresa espera vender 2 milhões de unidades de TVs baseadas na tecnologia no próximo ano.

Telas Mini-LED são uma variante das telas LCDs com iluminação LED (popularmente conhecidas como “TVs de LED”) que estão há anos no mercado. Nos modelos atuais a tela é dividida em várias áreas que são iluminadas LEDs brancos de alto brilho, um para cada área.

Software nas TVs analisa a imagem e controla o brilho de cada área de acordo com a cena exibida, numa tentativa de melhorar o contraste da imagem e corrigir um dos pontos fracos da tecnologia LCD, que é o “vazamento” de luz mesmo para as partes mais escuras da imagem.

Já as telas OLED dispensam iluminação dedicada, pois cada ponto da imagem emite luz própria. Assim, o contraste entre as área claras e escuras da imagem é essencialmente “infinito”.

Reprodução

Estrutura de uma tela OLED. Cada ponto colorido produz luz própria. Foto: Pozdeyev Vitaly / Shutterstock

O que é Mini-LED?

A tecnologia Mini-LED tenta resolver o problema dividindo a tela em ainda mais áreas menores, milhares delas, cada uma iluminada por um Mini-LED. Assim, o processador de imagem tem controle mais fino sobre o brilho da imagem, o que permite oferecer aos consumidores um tela com melhor contraste por um preço menor do que o de uma tela OLED.

Telas Mini-LED não devem ser confundidas com microLED, outra tecnologia em desenvolvimento onde, como no OLED, cada ponto que compõe a imagem emite luz própria.

Além da Samsung, espera-se que a Apple também lance uma nova versão do iPad Pro com tela mini-LED. A tecnologia é economicamente viável em telas de até 100 polegadas, quando alternativas se tornam mais competitivas.

Fonte: SamMobile

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Estudo quer mostrar potencial de aproveitamento de resíduos no país

William Teodoro

Área queimada no Brasil fica 31% abaixo da média histórica em 2025

William Teodoro

Crédito rural financiou R$ 92,4 bi em áreas com alertas ambientais

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade