Tribuna Ribeirão
DestaqueEsportes

Documentário sobre time amador de Ribeirão concorre ao prêmio de melhor curta-metragem no CINEfoot 2020

Da periferia de Ribeirão Preto para telas de celulares, TV´s e computadores em todo o Brasil e no Mundo. Essa é a história do time de futebol do Jandaia, que virou documentário e está concorrendo ao prêmio de melhor curta-metragem do CINEfoot, maior festival de cinema de futebol da América Latina.

Produzido e dirigido pelo jornalista ribeirão-pretano, Murilo Bernardes, e o produtor audiovisual, Nicollas de Oliveira, Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz mostra a realidade do futebol amador de Ribeirão Preto.

O curta retrata a história do time de futebol de um bairro que sempre foi conhecido pelo tráfico de drogas e a alta taxa de criminalidade, mas que hoje em dia, através do futebol, passou a mostrar outra realidade para as pessoas que não conheciam a comunidade.

Segundo Bernardes, o filme foi produzido com o intuito de mostrar as pessoas que nem todos os times que disputam o futebol amador da cidade estão associados ao crime organizado.

“Existe um preconceito muito grande com o futebol amador. Muita gente acha que todos que estão envolvidos são bandidos e isso não é verdade. Queríamos mostrar que, além de não ser uma realidade a associação ao tráfico, o futebol amador é um agente transformador dentro da comunidade”, afirmou o jornalista.

Responsável pela edição e montagem do filme, Nicollas de Oliveira reiterou a força que o futebol tem para unir pessoas. Para ele, o foco do curta é esse, valorizar o trabalho que é feito pelo time dentro da comunidade.

“Muita gente tem um olhar muito preconceituoso para as comunidades periféricas e lá dentro, para quem vivencia, a importância do futebol é muito grande para conectar as pessoas dentro da comunidade. O futebol une as pessoas, une a comunidade e também ajuda a levar o nome do bairro para toda a cidade”, disse Nicollas.

“O futebol amador vai desde duas traves num campinho até o que a gente mostrou no documentário, um time estruturado, com uma sede, patrocinadores, um trabalho sério, que acaba se tornando rentável até para a própria comunidade”, completou.

Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz tem 13 minutos de duração e pode ser assistido através da plataforma digital do CINEfoot, no link: https://innsaei.tv/#/detalhes/5dbcbc14-46c4-476d-8f0d-a496d9d19a52.

Por conta da pandemia, a exibição das peças, votação e premiação serão feitas todas online. Para votar, é necessário efetuar um pequeno cadastro dentro da plataforma e assistir as obras que estão disponíveis.

Exibição: CINEfoot 2020

Horário: 19h

Documentário: Jandaia – Paixão pelo Futebol Raiz

Duração: 13 minutos
Gênero: Documentário
Classificação: indicado para maiores de 12 anos
Produção: NK Audiovisual

 

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Botafogo conquista importante vitória contra São Bernardo

Hugo Luque

Festival da Cachaça em Ribeirão Preto fortalece cadeia de produtos artesanais

Eduardo Ferrari

Polícia pede prisão preventiva de padre de Bonfim Paulista

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade