Tribuna Ribeirão
Entretenimento

Interação com influenciadores volta a patamares pré-pandemia, aponta estudo

Por Camila Tuchlinski

No início da pandemia do novo coronavírus, as pessoas se viram trancadas em casa e reféns dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. A quarentena, a expansão da covid-19, a educação remota e o home office mudaram a maneira como as pessoas interagem com as redes sociais.

Isso é o que mostra o estudo “Mídias Sociais 360º”, realizado pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a Socialbakers. O levantamento analisa os cem perfis de personalidades e marcas no Facebook e Instagram com mais interações e vem acompanhando oscilações nos números de curtidas e comentários, especialmente no Instagram.

Nos três primeiros meses do ano, por exemplo, foi identificado um salto nos números dos perfis de influenciadores digitais. Naquela ocasião, a média de interações era de 150.385 por post, um crescimento de 20,5% em relação ao trimestre anterior. Já em abril, maio e junho, no auge da pandemia, a média de curtidas e comentários desses perfis caiu para 86.503 em cada postagem.

Alguns influenciadores chegaram a ser temporariamente cancelados por causa de condutas que tiveram durante a pandemia. É o caso de Gabriela Pugliesi, que contraiu o coronavírus, fez diversas postagens alertando sobre a gravidade da doença mas, quando se curou, realizou uma festa para amigos. Ela perdeu seguidores, parcerias comerciais e ficou 12 semanas afastada do Instagram. “Vivi dias extremamente necessários, fora da internet, que foram muito importantes para mim, para o meu aprendizado. Me perdoei”, declarou na ocasião.

Na mais recente análise do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a Socialbakers, nos meses de julho, agosto e setembro, a interação nos perfis de personalidades subiu para 102.030. Essa média é muito próxima do que foi observado no mesmo período de 2019, que era de 105.637, quando nem se falava em pandemia.

Para os pesquisadores, durante o auge da pandemia, houve uma falta de entendimento sobre o papel dos criadores de conteúdo, que perderam seguidores. Mas, com o afrouxamento da quarentena, o público voltou a acompanhá-los. “Há dois movimentos nesse sentido. Muitos influenciadores digitais mudaram suas estratégias a respeito do que postar durante esse período. E isso pode ter feito o seguidor voltar a ter interesse por aquela pessoa. Por outro lado, com uma maior abertura, os velhos hábitos, tanto dos consumidores quanto das celebridades, retornaram, gerando também mais disposição no público”, afirma o professor Adriano Cerullo, que integra o grupo de pesquisadores da FAAP.

A pandemia do novo coronavírus fez as pessoas repensarem a relação que têm com quem está nas redes sociais. “Influenciadores digitais e criadores de conteúdos precisam não só deixar evidente sua conscientização sobre o momento delicado que vivemos, mas principalmente evidenciar a relevância do seu conteúdo para as pessoas”, ressalta o coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faap. Eric Messa dá uma dica: “Em busca de ampliar a sua comunidade, um influenciador digital deve antes de mais nada ter uma presença ativa, ou seja, não basta publicar um bom conteúdo. É preciso construir um relacionamento com os seguidores, responder os comentários e participar das conversas que acontecem em outros perfis”.

Outra boa forma de mostrar relevância, de acordo com o professor, é atuar como um curador na área de atuação. Mostrar domínio sobre determinado tema e ajudar as pessoas a filtrar o que é importante em meio ao excesso de informação destes nossos tempos.

Postagens relacionadas

“Minha vida tem sido uma lixeira”, diz Kelly Clarkson após separação

William Teodoro

Cantora Iza revela que irá se casar ainda este ano

Redação 1

HQ de Haroldo Costa e Ykenga narra a história do samba aos jovens

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com