Tribuna Ribeirão
Cultura

Obra em sede da Osrp está na fase final

FL PITON/ARQUIVO

A reforma da sede históri­ca de Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto foi retomada no final do ano passado e está em fase final. O projeto ga­nhou novo parceiro, o Institu­to Credicitrus, que contribuiu com R$ 60 mil para obras de adequação e modernização do prédio, localizado na rua São Sebastião nº 1002, no Centro.

Com isso, coro e orquestra estão ansiosos para a retomada dos ensaios. “Estamos come­morando as parcerias. Precisá­vamos de um salão apropriado às nossas necessidades e temos certeza que, no palco, vamos responder à altura dos parcei­ros que acreditam na música de orquestra”, diz o maestro Reginaldo Nascimento.

“Quem não conhece os bastidores não imagina que ensaiamos uma apresentação por seis meses, à noite, aos finais de semana ou feriados, muitos levam filhos, outros viajam uma hora ou mais para estarem neste coro. Por isso, nosso cumprimento a cada parceiro que patrocina este projeto”, comemora a regente do coro, Snizhana Drahan.

Walter de Ferreira, conhe­cido com Waltinho, é contra­baixista da Orquestra Sinfô­nica desde 1980. É o músico mais antigo do grupo. “Vi grande parte da história da orquestra que está chegando nos seus 100 anos em 2022 e sei quanto a Sinfônica de Ri­beirão Preto contribuiu com o crescimento da cultura de nossa cidade”, diz.

“Música é arte, mas é tam­bém educação, desenvolvendo o indivíduo como um todo. É geração de renda e transforma para melhor a vida da cidade, por isso, aguardamos ansiosa­mente o novo espaço para dar nova vida a orquestra, a nós músicos e à cidade”, explica.

Reforma
A reforma teve início em fevereiro de 2020, mas foi suspensa devido à pandemia da covid-19. “Nesta etapa es­tão sendo feitas adequações no salão para a realização dos ensaios, com criação de uma seção especial para acolher o arquivo histórico da orques­tra, rampas de acesso para pessoas com deficiência, pin­tura e renovação da fachada, troca do piso do salão princi­pal de ensaios, troca do forro, iluminação, ar-condicionado, acabamentos nas paredes, sistema de escoamento das águas pluviais e banheiros. O projeto conta também com a construção de um café no fu­turo”, explica Contart.

O prédio, segundo as es­crituras, foi adquirido em 20/10/1958, pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto, então mantenedora da Or­questra. No endereço, acon­tecem ensaios de concertos e óperas, ensaios dos instru­mentistas e coro adulto e in­fantil, mas também são reali­zados vários cursos, palestras ou workshops ministrados pelos músicos à comunidade ou profissionais convidados.

Além disso, o espaço é li­berado para que os músicos ministrem aulas a seus alunos. “O antigo casarão já é um cen­tro cultural, e nunca deixou de ser desde que assumido pela Sinfônica. Agora, moderni­zado, valorizará as atividades culturais, atrairá a população do centro e de bairros e será um diferencial para o Centro da cidade, pois, num futuro próximo, será possível à po­pulação assistir aos ensaios do coro e orquestra, às prepara­ções de óperas e outras mon­tagens”, explica Contart.

Instituto Credicitrus
Fundado em 28 de agos­to de 2019, com o propósito de desenvolver e apoiar ações educacionais, sociais e cultu­rais na comunidade, incentivar o consumo sustentável, a gera­ção de energia limpa e reno­vável e a sustentabilidade am­biental por meio de estratégias inovadoras ligadas ao coopera­tivismo. No seu primeiro ano de atuação, o Instituto Credi­citrus investiu mais de R$ 1.3 milhão em ações de impacto que chegaram a 74 municípios paulistas e mineiros e transfor­maram mais de dez mil vidas diretamente.

A Orquestra Sinfônica
No ano passado, a Or­questra Sinfônica de Ribeirão Preto fez apenas apresenta­ções virtuais, sem a presen­ça de público, por causa da pandemia de coronavírus. O regente titular é o maestro Reginaldo Nascimento. Tem cerca de 40 músicos e é man­tida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1921 por músicos e abnega­dos como Max Bartsch.

Fez sua primeira apresen­tação em 1938. Desde então, a Orquestra sinfônica fun­ciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo impor­tantes projetos que difundem a música erudita, reafirman­do seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.
Já são mais de 1.400 con­certos oficiais em âmbito na­cional e internacional.

A Osrp desenvolve im­portantes projetos que difun­dem a música erudita, além de contar com uma escola de canto coral com 120 alunos e três coros – Coro de Câmara, Coro Lírico e Coro Juvenil.

Postagens relacionadas

Autores e atores só dependem deles mesmos para se dar bem

William Teodoro

Na Globo, remakes tudo bem, mas privilegiar também os novos autores

William Teodoro

Canal Brasil reexibe “Confissões de Mulheres de 50”, último trabalho de Domingos Oliveira

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com