Tribuna Ribeirão
Política

TSE testa segurança de urnas eletrônicas

Neste sábado (26), véspera da votação, as campanhas podem utilizar alto-falantes e caixas de som entre 8 e 22 horas (Antonio Augusto/Ascom/TSE)

O Tribunal Superior Eleito­ral (TSE) realiza, até esta sex­ta-feira, 26 de novembro, teste público de segurança (TPS) do sistema eletrônico das elei­ções de 2022. Até amanhã, 26 investigadores de diversas ins­tituições vão tentar executar 29 planos de ataque aos equi­pamentos da urna eletrônica. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.

As tentativas de burlar o sistema de segurança ocorrem com a disponibilização do có­digo-fonte, procedimento no qual o tribunal entrega aos participantes a chave da pro­gramação das máquinas que compõem a urna, como os componentes que realizam o recebimento, a transmis­são e a apuração dos votos. A primeira fase dos proce­dimentos de checagem da segurança da votação foi em outubro deste ano, quando o TSE realizou uma cerimônia de abertura dos códigos-fon­te dos sistemas eleitorais.

O plano de ataque prevê tentativas de violação do sigilo do voto, identificação de sinais eletromagnéticos a distância, captura de sinais elétricos nas entradas externas e identifica­ção sonora das teclas pressio­nadas. De acordo com o pre­sidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, o tribunal abre o acesso ao código-fonte e permite a realização de planos de ataque para descobrir vul­nerabilidades do sistema.

“Isso é o teste público de se­gurança. É nós aprimorarmos os sistemas mediante ataque de pessoas físicas, instituições, hackers do bem, que queiram tentar vulnerar as diferentes camadas de proteção do sis­tema. É uma parceria com a sociedade, não é um confron­to”, explica. Segundo Barro­so, se vulnerabilidades forem encontradas, serão corrigi­das, e haverá um novo teste para verificar se o sistema continua vulnerável. “Basica­mente, é levar a sério a crítica e a vulnerabilidade e procu­rar corrigí-las”, afirma.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Governo segue sem 
líder no Legislativo

Redacao 5

Atlas/Bloomberg: 37,8% acham que vídeo de Michelle enfraquece muito candidatura de Flávio

Redacao 5

Prefeitura anuncia novo presidente da COHAB RP

Redacao 5

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade