Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Rede municipal atinge 48% de leitores

GUILHERME SIRCILI

Desde o início de 2022, a prefeitura de Ribeirão Pre­to, por meio da Secretaria da Educação, está investindo for­temente na educação do mu­nicípio. Após um ano e oito meses sem aulas presenciais, o foco da pasta é recuperar a aprendizagem dos estudantes e os resultados já começaram a aparecer.

A avaliação de fluência lei­tora, que ocorreu em todas as escolas da rede pública do es­tado de São Paulo, aponta que 48% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal são leitores, e 52%, pré-leitores. O resultado no município está acima da mé­dia estadual, que na avaliação alcançou 41%.

As avaliações ocorreram em mais de 100 turmas, tota­lizando 2.600 estudantes so­mente das salas de 2º ano do ensino fundamental da rede municipal, 92% do total de alunos desta série. A ação foi solicitada pelo governo de São Paulo aos municípios paulistas como forma de mensurar a fluência na leitura e alfabetiza­ção dos estudantes.

As provas foram realiza­das pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Edu­cação da Universidade Fede­ral de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). “A rede municipal de Ribeirão Preto participou pela 1ª vez desta avaliação, que é inovadora, com metodologia diferenciada, pois utiliza um aplicativo/software que cap­ta a voz do estudante e envia os dados para o CAEd”, diz o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.

“A Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto realizou capacitação profissio­nal presencial de mais de 80 docentes da rede e alguns co­ordenadores pedagógicos para que se instrumentalizassem no uso do aplicativo”, explica.

“O principal objetivo des­ta avaliação foi mensurar a fluência na leitura destes alu­nos, que estão em processo de alfabetização, e os resul­tados mostram que estamos no caminho certo”, comple­ta o secretário. A avaliação ocorreu de forma presencial com o objetivo de analisar o desempenho individual dos alunos na leitura e compre­ensão de textos escritos.

Durante o processo, os professores gravaram a leitu­ra no celular, pelo aplicativo exclusivo do CAEd, que tam­bém disponibilizou os cader­nos de provas para impressão na plataforma online. Depois, os áudios foram avaliados para que houvesse um diag­nóstico preciso sobre o perfil leitor dos estudantes.

A atividade prática per­mitiu avaliar a capacidade dos estudantes de ler pala­vras, pseudopalavras e textos adequados à etapa escolar correspondente, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura. Para a análise do desempenho em leitura do estudante, foram considerados três critérios.

São eles precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz res­peito à realização de uma leitu­ra fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vír­gula e a entoação interrogativa em uma pergunta.

Dados da Avaliação de Fluência Leitora
Rede municipal de ensino de RP
– 92% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental avaliados
– 8% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 52%
Leitor: 48%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.274 estudantes: 52%
Leitor iniciante – 966 estudantes: 40%
Leitor fluente – 196 estudantes: 8%
Rede estadual de RP
– 88% dos alunos do 2º ano avaliados
– 12% dos alunos não foram avaliados
– Índice de leitura no 2º ano
Pré-leitor: 58%
Leitor: 41%
– Índice de participação dos estudantes
Pré-leitor – 1.786 alunos: 58%
Leitor iniciante – 994 alunos: 32%
Leitor fluente – 287 alunos: 9%

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!

VEJA TAMBÉM

Carro capota após colisão na zona Oeste

Luque

RP lidera casos de assédio eleitoral do interior no 2º turno

Luque

Flávio Bolsonaro e família pousam em Miami

Redação 10

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade