Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Prefeitura flexibiliza corredor no Ipiranga

As novas alterações passam a valer a partir de amanhã, quinta-feira, dia 12 de outubro (Alfredo Risk)

As regras para a utilização do corredor de ônibus na avenida Dom Pedro I, no Ipiranga, Zona Norte da cidade, sofreram alterações por parte da prefeitura de Ribeirão Preto. Após pressão de comerciantes, funcionários e entidades que representam o setor, a RP Mobi – empresa responsável pelo trânsito e transporte urbano da cidade – decidiu flexibilizar de vez as normas para o tráfego de veículos

Vinte e quatro horas depois de passar a autuar o motorista que parasse, estacionasse ou trafegasse nas faixas exclusivas para ônibus da avenida Dom Pedro I, a RP Mobi afrouxou ainda mais as regras de trânsito nas faixas exclusivas do transporte coletivo na via.

Nesta quarta-feira, 11 de outubro, a empresa anunciou que, “após estudos técnicos”, de segunda a sexta-feira o corredor de ônibus vai operar exclusivamente para ônibus somente entre seis e nove horas da manhã e das 16 e 19 horas, horários de pico.

Aos sábados, a faixa do corredor de ônibus será exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre seis e nove horas. Nos demais horários, na ausência de coletivos, os veículos particulares estão livres para transitar. Aos domingos e feriados, está tudo liberado. As novas regras passam a valer a partir desta quinta-feira, dia 12, outubro.

Além disso, a RP Mobi informa que nas ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I estão sendo disponibilizadas aproximadamente 400 vagas que contarão com o sistema da Área Azul Digital para facilitar o estacionamento e melhorar a mobilidade na região. O serviço de carga e descarga de mercadorias é permitido entre 9h30 e 11h.

A RP Mobi aplicou, de janeiro a agosto deste ano, 53 multas para motoristas que trafegaram em faixas exclusivas para ônibus na avenida Dom Pedro I nos horários de pico. Em 25 de setembro, teve início a “fase de conscientização”, que terminou na segunda-feira (9), mas a proposta de acabar com o estacionamento na via inclusive fora dos horários de pico desagradou comerciantes. Eles promoveram protestos, disseram que as vendas despencariam 30% e que o comércio na avenida poderia acabar.

Até esta quinta-feira, veículos particulares podiam utilizar a faixa exclusiva somente para conversões à direita (em trechos devidamente sinalizados) e também para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial. As faixas de ônibus bestavam liberadas apenas táxis com passageiros embarcados e veículos de emergência.

São viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias e veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de forças de segurança, como polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana e de fiscalização de trânsito. A multa para o motorista que descumprir as regras é de R$ 293,47.

Também recebe sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

Corredor – Em 27 de outubro de 2022, a prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou o corredor de ônibus da Dom Pedro I. Começou a ser construído junto com o da avenida Saudade, nos Campos Elíseos, em janeiro de 2020, com previsão de término para fevereiro de 2021.

No total, o investimento da prefeitura de Ribeirão Preto nas obras foi de R$ 49.804.623,71. O corredor de ônibus da avenida Saudade foi inaugurado em 17 de abril deste ano. Após uma fase de orientação aos motoristas, as autuações começaram em 2 de maio.

Como está definido:

De segunda a sexta-feira:
O corredor de ônibus operará exclusivamente para o trânsito de ônibus entre as 6h e as 9h da manhã e das 16h e 19h no período da tarde.

Horário de Carga e Descarga:
Carga e descarga de mercadorias serão permitidas entre às 9h30 e 11h.
Aos sábados:
A faixa do corredor de ônibus será exclusiva para a passagem de ônibus apenas entre as 6h e as 9h.
Nos demais horários, na ausência de ônibus nesta faixa, os demais veículos poderão transitar.

Domingos e feriados:
O trânsito é livre na faixa de ônibus, permitindo a circulação de todos os veículos.
Além disso, informamos que nas ruas perpendiculares à avenida Dom Pedro I, estão sendo disponibilizadas aproximadamente 400 vagas que contarão com o sistema da Área Azul Digital. Este sistema visa facilitar o estacionamento e melhorar a mobilidade na região.
O corredor Dom Pedro I é composto pelas avenidas Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Dom Pedro I e Luiz Galvão César, além das ruas Silveira Martins e Capitão Salomão.

 

VEJA TAMBÉM

Presidente faz balanço sobre gestão no Conppac

Pedro Ferro

Ribeirão Preto terá mais de 50 eventos gratuitos no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Obesidade aumenta entre os brasileiros

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com