Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Vida de Dom Pedro I tem nova abordagem sobre trajetória musical 

A trajetória musical de Dom Pedro I, praticante de diversos instrumentos musicais, é desconhecida por muitos (Reprodução)

A musicista e pesquisadora Rosana Lanzelotte lançou o livro “Já raiou a liberdade – D. Pedro I compositor e a música de seu tempo”, pela editora Capivara. A publicação, disponível em formato impresso e em e-book, destaca o papel de D. Pedro I músico, autor do Hino da Independência, e também da vida musical no início do século XIX no Rio de Janeiro.  

 A trajetória musical de Dom Pedro I, praticante de diversos instrumentos musicais, é desconhecida por muitos. O lançamento do livro ocorreu nesta semana e contou com recitais gratuitos apresentados por Rosana, com o repertório do Imperador. 

 A publicação é fruto de quatro anos de pesquisas sobre as obras de D. Pedro I, com atuação in loco em bibliotecas de países como Brasil, França, Portugal e Áustria, que resultaram em dezenove edições.  

 Todas as obras conhecidas estão gratuitamente disponíveis no Musica Brasilis (https://musicabrasilis.org.br/), portal dedicado à disseminação de partituras de compositores brasileiros, criado por Rosana em 2009.  

 As obras foram editadas no âmbito do projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, cujo objetivo é dar acesso livre e aberto a edições de 5 mil partituras de compositores brasileiros em domínio público através da web.  

 “Um convite para conhecermos a trajetória do ‘rei-orquestra’, que dominava vários instrumentos e que compôs obras publicadas em Lisboa, Porto, Paris e Londres” explica Maurício Vicente Ferreira Júnior, historiador, Diretor do Museu Imperial.  

 O livro é um encontro entre a contemporaneidade e o passado. Se por um lado, o leitor pode ter acesso aos bastidores da história do país, por outro, ele se transforma em um leitor-ouvinte, uma vez que as páginas do livro contam com QR Codes que levam aos áudios e/ ou vídeos das composições. Dessa forma, a experiência da leitura ganha novos contornos.  

 “Trata-se de um livro sobre música e história. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios”, explica Rosana.  

 “Escrito com graça, leveza e objetividade, o livro de Rosana Lanzelotte é uma biografia de D. Pedro I que foca em um dos aspectos que a historiografia tem tratado de forma secundária: sua produção musical”, afirma Isabel Lustosa, historiadora e cientista política.  

 Para isso, o álbum “O Amor Brasileiro”, com obras para pianoforte de D. Pedro I e de seu mestre Sigismund Neukomm, será disponibilizado nas plataformas digitais a fim de complementar o lançamento, com peças dedicadas a D. Pedro e D. Leopoldina, nunca antes gravadas, além dos consagrados hinos do Imperador.  

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Ribeirão Preto terá mais de 50 eventos gratuitos no Carnaval 2026

Pedro Ferro

Obesidade aumenta entre os brasileiros

Pedro Ferro

A redução da criminalidade e a alta de estupros

Pedro Ferro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com