Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Três grupos terão vacina o ano todo contra a gripe

Vacina contra a gripe ficará disponível o ano todo para crianças, idosos e gestantes 

O imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do país a partir da segunda quinzena de março: oferta ficava restrita às campanhas sazonais ( Tony Oliveira/Agência Brasília )

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir de agora, a vacina contra o influenza, vírus causador da gripe, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos de idade.  
 
O imunizante estará disponível em todas as salas de vacina do país a partir da segunda quinzena de março. Até então, a oferta ficava restrita às campanhas sazonais. Segundo a pediatra Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a medida é importante porque surtos de gripe não se restringem a apenas uma época do ano.  
 
“A gripe se caracteriza por uma imprevisibilidade. Então, apesar de a gente ter um maior número de casos no outono e inverno, surtos também acontecem ao longo do ano, de forma esporádica”, diz. Ela acrescenta que disponibilizar a vacina para quem não a tomou no período recomendado dá a oportunidade de esse indivíduo se proteger e também ajuda a prevenir o impacto de um eventual surto. 
 
Outros grupos continuarão recebendo o imunizante em estratégias especiais. Entre esses, estão profissionais da saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências, entre outros. 
 
A pasta divulgou ainda mudanças relacionadas ao combate da poliomielite. O esquema vacinal e o reforço passarão a ser exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável, e não mais com vacinas orais. O esquema vacinal contra o rotavírus também foi alterado.  
 
Agora, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias; enquanto a segunda dose, indicada aos quatro meses, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias. A imunização contra a covid-19 já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, idosos e gestantes. 
 
A vacinação para grupos especiais a partir de 5 anos será feita de forma regular em qualquer posto de saúde. Quem tem imunidade baixa imunocomprometidos precisa se vacinar a cada seis meses. Outros grupos devem receber a vacina uma vez por ano, entre eles pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas e ribeirinhos. 
 
Também estão nesta lista quilombolas, puérperas (aquelas não vacinadas durante a gestação), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades e privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua. 

Postagens relacionadas

Cravinhense é eleito embaixador da Gastronomia de SP

Redação

Polícia investiga caso de estupro durante corrida por aplicativo em Ribeirão Preto

William Teodoro

Programa Previne Brasil quer incluir 50 milhões de brasileiros no SUS

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com