Tribuna Ribeirão
Geral

Ônibus elétrico faz testes em RP 

Veículo movido a bateria será avaliado por 30 dias como parte do programa de mobilidade sustentável; tem emissão zero de CO2 e tecnologia 100% nacional (Alfredo Risk)

A RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp – e o Consórcio PróUrbano – grupo concessionário do transporte coletivo urbano na cidade formado por Rápido D’Oeste (50%) e Transcorp (50%) – iniciaram nesta quarta-feira, 14 de maio, a experiência “Eco Bus” com a circulação de um ônibus elétrico com fabricação e tecnologia 100% nacional.

O teste integra o programa de mobilidade sustentável do município, voltado à redução da emissão de poluentes e à busca por soluções mais eficientes e ecológicas no transporte público. O veículo será avaliado por um período experimental de 30 dias em operação nas ruas e avenidas da cidade.

O início da experiência foi marcado por uma volta experimental com autoridades e representantes da imprensa, com embarque no Terminal Doutora Evangelina de Carvalho Passig, no Centro de Ribeirão Preto. A primeira linha de ônibus a ser atendida pelo veículo elétrico será a 904 Leste-Oeste 2 (que faz o trajeto do Novo Shopping ao Hospital das Clínicas/Campus-USP).

Tecnologia de ponta Fabricado no Brasil este veículo possui propulsão a bateria, sem emissão de poluentes, baixo custo de manutenção e equipado com ar-condicionado. Com capacidade para transportar até 71 passageiros, o veículo possui três portas, suspensão pneumática e freios com sistema regenerativo que reaproveita a energia gerada durante as frenagens.

O ônibus tem um motor elétrico forte e silencioso, podendo rodar entre 220 e 250 quilômetros com uma carga completa de bateria, dependendo do trajeto que realizar. Quando a bateria precisa ser recarregada, o ônibus usa um tipo de tomada especial, chamada CCS Combo 2, que permite carregar de forma mais rápida.

“O experimento com este veículo encerra a fase de experiências para implantação de frota elétrica no transporte coletivo urbano da cidade. Agora, as próximas etapas serão de comparativo de desempenho, autonomia, consumo, custos operacionais e impacto ambiental. Também estamos considerando a viabilidade de integração com o nosso sistema atual de transporte e infraestrutura elétrica”, afirma o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.

Além de ser totalmente silencioso e proporcionar maior conforto aos passageiros, este ônibus elétrico nacional representa um avanço significativo no compromisso da cidade com políticas públicas de mobilidade urbana sustentável e tecnológica.

Este veículo elétrico que inicia o experimento na cidade é um aliado ao meio ambiente, pois com a sua circulação anual deixa de emitir 101 toneladas de CO2, o que equivale ao plantio de 6.464 arvores plantadas por ano. O PróUrbano opera em Ribeirão Preto com 362 ônibus distribuídos em 119 linhas. Por dia, transporta cerca de 150 mil passageiros – número de vezes que a catraca gira.

Visual inovador – De acordo com o assessor de Comunicação e Marketing do PróUrbano, Roberto Sganzerla, “as boas práticas mundiais de design em transportes recomendam que o layout do ônibus elétrico deva ser arrojado, com cores e traços mais impactantes do que os ônibus convencionais”.

“Por isto neste layout procuramos trabalhar com predominância da cor verde, que é a cor da sustentabilidade por excelência, pois remete ao verde das arvores e florestas, e através dos elementos aplicados como fios e tomada, mostrar que a cidade está definitivamente entrando na era dos ônibus ecológicos, representado pelo elemento Eco Bus”, diz.
 

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Pink Floid | The Black Moon | 22 e 23/09

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

PUBLICIDADE: Quer receber notícias no seu WhatsApp? Adicione o Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com