A Secretaria Municipal da Cultura e Turismo anunciou, nesta segunda-feira, 19 de maio, a construção do 1º Edital do Orgulho, voltado exclusivamente para projetos culturais com temática e proponentes LGBTQIAPN+. Trata-se de uma iniciativa inédita no município, que reconhece a importância da diversidade como eixo estruturante das políticas públicas de cultura.
O processo de escuta e construção do edital será realizado por meio de duas frentes de participação social: um formulário online aberto ao público entre os dias 19 e 30 de maio, e uma escuta presencial no dia 6 de junho, no Centro Cultural Palace. O objetivo é acolher propostas, diretrizes e sugestões da população, garantindo que o edital seja construído de forma participativa, representativa e conectada às reais demandas da comunidade.
O Edital do Orgulho busca, além de fomentar a produção artística, ampliar o acesso da população LGBTQIAPN+ às políticas culturais municipais, visibilizando suas trajetórias, narrativas e expressões artísticas. A iniciativa também reafirma o compromisso da cidade com os direitos humanos, a cidadania e o combate à discriminação em todas as suas formas.
“Este edital busca democratizar o acesso à cultura, pulverizar as oportunidades de incentivo, valorizar e reconhecer as inúmeras iniciativas artísticas-culturais LGBTQIAPN+ do município.”, afirma Maria Eugênia Biffi, secretária da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
A construção do Edital do Orgulho insere Ribeirão Preto entre as cidades que investem em políticas culturais contemporâneas, inclusivas e voltadas à representatividade, fortalecendo também o papel da cultura como instrumento de transformação social. O formulário online pode ser acessado até 30de Mao no link www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/culturaeturismo/

