Tribuna Ribeirão
Justiça

Justiça ouve 17 testemunhas em caso de tragédia estudantil

Manifestação de familiares na entrada do Fórum de Nuporanga (Foto: Giovanna Atilli/GCN)

A Justiça realizou, na quinta-feira (24), a audiência de instrução e julgamento do processo criminal movido contra o caminhoneiro Evandro Rogério Leite, de 51 anos, acusado de causar o acidente que vitimou 12 universitários e feriu outros passageiros em 20 de fevereiro deste ano. A sessão ocorreu por videoconferência, no Fórum da Comarca de Nuporanga.

Durante a audiência, foram ouvidas 17 testemunhas, entre arroladas pela acusação e pela defesa. Também prestaram depoimento o réu e os representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Evandro responde por 12 homicídios culposos, com agravantes de omissão de socorro, abandono de local de acidente e lesões corporais culposas. Apesar da gravidade dos fatos, o acusado responde ao processo em liberdade, mas teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por ordem judicial.

Noite da tragédia na estrada vicinal Jorge Luiz (Rede social)

A sessão foi marcada por tensão fora do fórum: familiares das vítimas protestaram pacificamente, com faixas e cartazes pedindo justiça. Muitos esperavam poder acompanhar os depoimentos, mas não tiveram acesso à sala virtual.

De acordo com o laudo pericial anexado aos autos, a carreta conduzida por Evandro trafegava a 80 km/h, quando saiu da pista à direita, bateu em um barranco e, ao tentar retornar à via, invadiu a contramão, colidindo frontalmente com o ônibus universitário que transportava os estudantes da Universidade de Franca (Unifran) para São Joaquim da Barra.

O ponto mais sensível para os familiares é o fato de o motorista ter fugido do local sem prestar socorro, escondendo-se em um canavial nas proximidades. O teste de alcoolemia, realizado posteriormente, apresentou resultado negativo para ingestão de álcool.

Em sua defesa, o acusado nega cansaço e atribui a perda de controle da carreta a deficiências na pavimentação da estrada vicinal Jorge Luiz, entre Nuporanga e São José da Bela Vista. A defesa sustenta ainda que Evandro não teve intenção de abandonar as vítimas, alegando estado de choque e desorientação.

A expectativa é que a sentença de primeiro grau seja proferida nas próximas semanas. Enquanto isso, os familiares mantêm a mobilização em busca de uma condenação proporcional à tragédia.

Jornal Tribuna Ribeirão

Um Jornal com a cara de Ribeirão!

Impresso | WEB | Redes sociais

Tribuna Ribeirão – Fone: (16) 3632-2200 – Whatsapp: (16) 98161-8743

Av. Barão do Bananal, 880 – Jardim Anhanguera, Ribeirão Preto

@tribunaribeirao @meiaderibeirao @dinoderibeirao

#TribunaRibeirão #News #Notícia #RibeirãoPreto #NotíciasDeRibeirãoPreto

#ClassificadosTribunaRibeirão #Jornalismo #ClassificadosRibeirão

 

VEJA TAMBÉM

STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026

Redacao 5

Moraes nega duas 
visitas a Bolsonaro

Redacao 5

As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 podem ser realizadas até as 23 horas e 59 minutos desta quinta-feira (29). A consulta às vagas oferecidas pelas instituições privadas de ensino superior está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni. Os candidatos podem pesquisar as vagas de interesse por curso, turno, instituição de ensino e município de oferta. O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. O público-alvo são brasileiros sem diploma de nível superior. Inscrições Os candidatos ao processo seletivo devem se inscrever gratuitamente somente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Prouni, com login da plataforma Gov.br. São requisitos para inscrição que o candidato tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação. A pré-seleção ao Prouni vai considerar a melhor média de notas do candidato em uma das duas edições do Enem. No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. Em 2026, um salário mínimo vale R$ 1.621. O Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. No momento da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer a bolsas destinadas à implementação de políticas afirmativas, desde que cumpra as condições legais. Bolsas disponíveis Esta edição do Prouni (1º/2026) disponibilizará 594.519 bolsas, representando a maior oferta da história do Prouni, sendo 274.819 bolsas integrais (de 100%) e 319.700 bolsas parciais (de 50%). Do total de vagas ofertadas, quando considerada a modalidade de cursos, 393,1 mil das bolsas são para cursos a distância e 16.408 para a modalidade semipresencial. As demais (184.992) bolsas são para cursos presenciais. Em relação ao tipo de graduação, as bolsas estão distribuídas em 328.175 são bolsas para bacharelado, 253.597 são para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciaturas. Os cursos de administração (63.978) e ciências contábeis (41.864) somam o maior número de bolsas ofertadas pelas faculdades privadas. Resultados De acordo com o edital, são realizadas duas chamadas dos participantes pré-selecionados. O resultado da primeira chamada do Prouni 1/2026 será divulgado em 3 de fevereiro na página eletrônica do processo seletivo. A segunda chamada será divulgada em 2 de março. O resultado da primeira chamada será divulgado na página do Prouni na internet. Para saber sobre os critérios de classificação dos candidatos, acesse aqui.

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com