Déficit chega a 70%; instituição pede o apoio imediato da população para reverter essa situação e garantir que vidas possam ser salvas
O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto emite um alerta urgente: o estoque de tipo O negativo (O-) atingiu um nível criticamente baixo, colocando em risco o atendimento a emergências e cirurgias de alta complexidade. A instituição pede o apoio imediato da população para reverter essa situação e garantir que vidas possam ser salvas.
“Estamos em um momento preocupante. Precisamos da solidariedade dos doadores, especialmente daqueles com sangue O negativo, que é o mais utilizado em emergências”, destaca Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue. Segundo a instituição, o déficit atual de sangue tipo O negativo é de 70% – o ideal seriam 30 bolsas diárias, e a média tem sido de oito a dez coletas deste tipo sanguíneo. Em relação ao estoque geral (todos os tipos sanguíneos), o déficit é de 65% – são necessárias 60 bolsas diariamente, porém, a média tem sido de 20 por dia. Essencial – O sangue O negativo é considerado o “doador universal”, pois pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo em situações de risco, quando não há tempo para testes de compatibilidade.
Ele é indispensável em casos de acidentes graves, cirurgias de urgência, complicações obstétricas e no tratamento de doenças crônicas, como o câncer. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda seu uso prioritário em recém-nascidos com até quatro meses de idade, tornando sua disponibilidade ainda mais fundamental. Embora o apelo seja para doadores O negativo, todos os tipos sanguíneos são necessários. A queda no número de doações pode afetar o atendimento a centenas de pacientes diariamente. O GSH Banco de Sangue funciona de segunda a sábado, das sete às 12 horas.
Endereço para doações
O endereço é rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. Informações pelos telefones (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento, principalmente os de Rh negativo, que são os que mais estão em falta.
Mesmo quem não sabe qual o seu tipo sanguíneo pode doar, pois, no procedimento de doação é realizado o teste de tipagem. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente. O GSH Banco de Sangue A unidade atende a doze hospitais públicos e privados da região. Presta atendimento médico e técnico especializado e fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. Uma doação pode salvar quatro vidas.
A instituição atende doze hospitais na região. A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação).
Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto

